segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Antibiótico comum pode causar danos ao fígado de idosos, diz estudo

Substâncias analisadas são usadas contra infecções respiratórias.
Lesões consideradas no estudo foram raras, porém agudas.

Um estudo publicado nesta segunda-feira (13) indica que duas substâncias usadas em antibióticos podem aumentar o risco de lesões no fígado em idosos. A pesquisa foi divulgada pela revista da Associação Médica Canadense.

A moxifloxacina e a levofloxacina são usadas em um tipo de antibióticos conhecido como “fluoroquinolona”. Esse medicamento é usado para controlar infecções bacterianas, principalmente as infecções respiratórias e a sinusite.

Os pesquisadores analisaram dados já disponíveis no Canadá. Num período de nove anos, encontraram 144 pacientes com mais de 66 anos e sem histórico de lesões no fígado que foram hospitalizados menos de um mês depois de usar o medicamento, com algum problema nesse órgão. Desses, 88 (61,1%) vieram a falecer.

Embora as consequências tenham sido graves, elas foram relativamente raras. Para cada 100 mil pacientes que usaram o medicamento, seis apresentaram doenças no fígado após o tratamento.

“Embora nossos resultados exijam confirmação em outros cenários, os achados sugerem que tanto a moxifloxacina quanto a levofloxacina sejam levadas em conta como um alerta para as agências reguladoras, no que diz respeito à lesão aguda do fígado”, concluíram os autores do Instituto de Ciências Avaliativas Clínicas, da Universidade de Toronto e da Universidade McMaster, todas no Canadá.

Fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário