segunda-feira, 6 de agosto de 2012

CFM condena medicina antienvelhecimento

cias | 06/08/2012 16h19
Foto: Agência BrasilO Conselho Federal de Medicina publicou um parecer nesta segunda-feira no qual diz não haver evidências científicas que justifiquem a prática da medicina antienvelhecimento.

Segundo o vice-presidente do órgão, Carlos Vital Corrêa, o documento servirá de base para uma futura resolução para proibir a indicação hormonal para pessoas saudáveis. Esse tipo de tratamento usa hormônios como a testosterona, a progesterona e o corticoide.

"A questão da eterna juventude ainda está no campo das fábulas. Do ponto de vista técnico-científico, não há nenhuma afirmação de um procedimento que possa retardar ou retornar a juventude daquele que já envelheceu", explicou Vital.

"Envelhecimento não é doença. Medicamentos que não são necessários, além do risco, significam custo com uma população que já tem grandes custos", completou.

Com a resolução pronta, os profissionais que insistirem no uso da medicina antienvelhecimento irão responder por conduta antiética, ficando sujeitos a sindicâncias e sanções.

* Com informações da Agência Brasil

fonte: SRZD

Nenhum comentário:

Postar um comentário