terça-feira, 21 de agosto de 2012

Pesquisadores estudarão reação à Novalgina

Unifesp e universidade japonesa vai estudar o perfil genético de pessoas que tiveram a síndrome de Stevens Johnson

A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) vai estudar o perfil genético de pessoas que tiveram a síndrome de Stevens Johnson. A pesquisa será feita em parceria com uma universidade japonesa, segundo informações do jornal “Folha de S.Paulo”. A síndrome trata-se de uma reação alérgica imunológica aguda, desencadeada, em geral, por medicamentos ou infecções.

Recentemente, o TJ-DF (Tribunal de Justiça do Distrito Federal) garantiu a uma brasiliense de 40 anos uma indenização de R$ 1 milhão. Ela teve uma reação alérgica após ingerir dois comprimidos de Novalgina para combater uma febre e dor de cabeça e desencadeou a síndrome. A fabricante ainda vai recorrer.

Ainda de acordo com o jornal “Folha de S.Paulo”, o professor de departamento de oftalmologia da Unifesp, José Álvaro Pereira Gomes, afirmou que as causas que levam uma pessoa a desenvolver a reação alérgica a medicamentos ainda não são conhecidas. Os casos podem acontecer mesmo que o medicamento já tenha sido usado.

Para os especialistas, o estudo do DNA vai ajudar o perfil imunológico da pessoa. Dessa forma, os médicos poderão saber se determinado medicamento pode ser indicado ao paciente.

Fonte: Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário