quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Combinar remédio contra colesterol e pressão alta pode causar danos

TERRA

Pessoas que tomam estatina - medicamento que regula o colesterol - podem ter que diminuir a dose do remédio devido aos temores sobre efeitos colaterais. Pacientes que tomam um tipo particular, sinvastatina, junto a outros medicamentos usados para reduzir a pressão elevada, estão propensas a sofrer problemas musculares, doenças nos pulmões e danos nos rins.

As estatinas estão sendo feitas com um elemento que pode reduzir o colesterol e proteger contra uma série de doenças crônicas. A sinvastatina é o mais prescrito; estudos mostraram que pacientes tomando a dose de 40mg, mais amlodipina e diltiazem - utilizados para tratar a pressão alta e dor no peito associada a doenças do coração - podem ter problemas de saúde.

Os efeitos secundários são problemas musculares, dores, sensibilidade e fraqueza. Em casos mais graves, pode ocorrer o rompimento do músculo e danos nos rins. O conselho é que os pacientes continuem tomando os medicamentos juntos, mas devem procurar um médico se sentirem qualquer dor muscular ou fraqueza. 

Fonte: Correio do Estado

Um comentário:

  1. noticias/combinar-remedio-contra-colesterol-e-pressao-alta-pode-causa_165046/

    ResponderExcluir