15/03/2011 - Folha Online
A cada ano, cerca de 700 mil americanos são levados a hospitais após a ingestão de medicamentos, legais ou ilegais, segundo um novo estudo. E os custos desse atendimento atingem quase US$ 1,4 bilhão --somente em cobranças de pronto-socorro.
O estudo, publicado na edição de março de "The American Journal of Emergency Medicine", se baseou em dados da Amostragem Nacional do Departamento de Emergência de 2007, um banco de dados do governo dos EUA que inclui informações de 27 milhões de visitas a 970 pronto-socorros, em 27 Estados do país.
Crianças menores de seis anos apresentaram taxas mais altas de visitas à emergência com intoxicação acidental por medicamentos, mas a maioria das visitas foi por precaução, disse o principal autor do estudo, Gary Smith, diretor do Centro de Pesquisa e Diretrizes de Ferimentos do Hospital Infantil de Columbus, em Ohio: as crianças não ingeriram níveis tóxicos de medicações.
A intoxicação por remédios é uma epidemia cada vez mais rural: a incidência em áreas rurais foi três vezes maior do que em outras regiões.
Os problemas do abuso de medicamentos aumentaram durante a última década. Um número crescente envolve remédios receitados, especialmente analgésicos opioides como metadona, oxicodona e hidrocodona --que, segundo Smith, estão sendo prescritos em quantidades recorde. Em 2007, o ano estudado, antidepressivos e medicações para dor foram responsáveis por 44% das visitas à emergência por intoxicações relacionadas a remédios.
fonte: http://www.sbfc.org.br/site/ver_noticias.php?id=430&name=noticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário