terça-feira, 5 de julho de 2011

Anti-inflamatórios associados a ritmo cardíaco irregular

Os medicamentos anti-inflamatórios usados para as dores, incluindo o ibuprofeno e a aspirina, aumentam em 40% o risco de o paciente vir a sofrer de ritmo cardíaco irregular. A conclusão consta de um estudo do Hospital Universitário de Aaarhus, na Dinamarca, hoje publicado no British Medical Journal.


"Os anti-inflamatórios, que são vendidos em supermercados e farmácias, já tinham sido anteriormente associados a riscos mais elevados de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVC). Mas um novo estudo demonstrou pela primeira vez uma ligação entre os medicamentos e a fibrilação arterial, também conhecida por ritmo cardíaco irregular ou palpitações. A condição é muito mais comum que os ataques cardíacos ou os AVC e está associada a um maior risco, a longo prazo, de se vir a sofrer de um destes dois últimos problemas", escreve o Daily Telegraph.

Antes de chegarem a esta conclusão, os peritos analisaram os dados de 32.602 pacientes com palpitações, registados entre 1999 e 2009, e compararam-nos com outros pacientes escolhidos aleatoriamente. De acordo com o mesmo jornal, quem tinha começado recentemente a usar anti-inflamatórios não esteróides, incluindo ibuprofeno e aspirina, tinha 40% mais hipóteses de vir a sofrer de ritmo cardíaco irregular, o que representa mais quatro casos em cada mil pessoas.

Os riscos sobem para 70% quando o paciente usa uma nova forma de anti-inflamatório, os inibidores selectivos da COX-2.

Fonte: http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1897527&seccao=Sa%FAde

Nenhum comentário:

Postar um comentário