terça-feira, 6 de novembro de 2012

Alemanha vai ser o primeiro país europeu a ter terapia genética


06/11/2012 - 11:13
A uniQure, a empresa que desenvolveu o primeiro tratamento de terapia genética autorizado pela União Europeia (UE), está a negociar a comercialização do medicamento com vários países, sendo a Alemanha o primeiro a recebê-lo, apurou o Expresso.
 
Um dos responsáveis pelo projecto, Mike Sinclair, disse ao Expresso que o processo de negociações com a Alemanha foi mais rápido, porque o país tem o "sistema de reembolso para novas terapias mais avançado da UE".
 
O medicamento, a que foi dado o nome de Glybera®, permite alterar o ADN de quem tem uma doença rara que afecta o metabolismo. Trata-se de um problema hereditário que consiste na deficiência de lipoproteína lipase (LPLD, em inglês).
 
Esta doença é muito rara, afecta uma a duas pessoas em cada milhão, e provoca nos pacientes inflamações graves do pâncreas e fortes dores abdominais, que podem colocar em risco a vida do doente.
 
Comercialização começa no próximo ano
 
O Glybera® começará a ser comercializado no início de 2013, mas ainda não se conhecem preços. Os custos do tratamento estão a ser negociados, país a país, e vão depender dos diferentes sistemas de reembolso.
 
"Tudo o que se houve na imprensa é mera especulação. Convém lembrar que este tratamento é feito apenas uma vez, substituindo a medicação que estes doentes teriam de tomar para o resto da vida, o que o torna mais barato", sublinha Mike Sinclair.
 
O jornal brasileiro "Folha de S. Paulo" noticiava a propósito da aprovação pela Comissão Europeia que o tratamento custaria 1,187 mil euros, por pessoa.
 
A Comissão Europeia deu luz verde, dia 2 de Novembro, à comercialização do tratamento, que assim se tornou a primeira terapia genética cuja comercialização é autorizada na UE, seguindo a aprovação, em Julho, do Comité dos Produtos Medicinais para Uso Humano e da Agência Europeia do Medicamento.
 
"Este foi um acontecimento fantástico. A porta agora está aberta para a terapia genética na União Europeia", frisa Mike Sinclair.
 
A uniQure é uma pequena empresa holandesa especializada no desenvolvimento de terapia genética.
 
Fonte: RCM pharma

Um comentário:

  1. /actualidade/medicamentos/06-11-12/alemanha-vai-ser-o-primeiro-pais-europeu-ter-terapia-genetica

    ResponderExcluir