quarta-feira, 6 de julho de 2011

Projeto de Lei Marluce Pinto ( PL 4385/94) - Risco para profissão

Histórico - Em 1994, a senadora Marluce Pinto apresentou projeto de lei (PL 4385/94) para alterar a Lei 5991/73, que dispõe sobre controle de drogas, medicamentos e insumos farmacêuticos.
.
O objetivo do projeto era eliminar a obrigatoriedade da presença do farmacêutico nos estabelecimentos que fazem a dispensação de medicamentos.. Nos casos de drogarias e ervanários, a responsabilidade técnica poderia ser do farmacêutico, do oficial de farmácia ou, ainda, do auxiliar de farmácia portador de diploma de curso profissionalizante de nível médio.
.
Em contrapartida, o deputado Ivan Valente apresentou ao Congresso Nacional o Substitutivo 4.385, que reafirma o farmacêutico como agente fundamental para prestação da assistência farmacêutica.
O substitutivo ao PL 4385/94 encontra-se pronto para entrar em votação no Plenário da Câmara dos Deputados, mas esbarra nas dificuldades regimentais da Casa e pela ausência de uma decisão política da Mesa e do Colégio de líderes em colocar a matéria em votação.
.
Após a discussão, um deles será aprovado.
.
Situação: Pronta para Pauta no PLENÁRIO (PLEN)
.
Origem: PLS 41/1993
.
Autor - Senado Federal - Marluce Pinto - PTB/RR
.
Apresentação - 23/01/1994
.
Ementa
Dá nova redação ao art. 15 da Lei nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973, que " dispõe sobre o controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, e dá outras providências "
.
Explicação da Ementa
Dispõe que a farmácia, a drogaria e o ervanário terão obrigatoriedade de assistência de técnico responsável, sendo, na farmácia, o farmacêutico e na drogaria ou ervanário, o farmacêutico, o oficial de farmácia, o auxiliar de farmácia ou o prático de farmácia, desde que comprovem formação profissional ou tempo de atividade profissional.
.
Forma de Apreciação - Proposição Sujeita à Apreciação do Plenário
.
Regime de Tramitação - Prioridade
.
05/07/2011 - Apresentação do Requerimento n. 2361/2011, pelo Deputado Homero Pereira (PR-MT), que: "Requer a inclusão na Ordem do Dia do Projeto de Lei nº 4385 de 1994 que "dispõe sobre o controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, e dá outras providências."

4 comentários:

  1. Deve estar recebendo propina de redes de farmacia.

    ResponderExcluir
  2. uma esperiencia de mais de 10 anos comprovada tem que valer alguma coisa pois os farmauceuticos saem da faculdade sem experiencia nenhuma nem sabem fazer uma injeção

    ResponderExcluir
  3. Está enganado Carlos, sou balconista há 15 anos e farmacêutico há 1 ano e lhe garanto que o conhecimento adquirido pelo farmacêutico é fundamental. E sem menosprezar ninguém, pois pensava como você, não tem como substituir um farmacêutico por um técnico ou um balconista!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir