quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Portugal - Farmácias oferecem serviços de enfermagem

Portugal - Farmácias oferecem serviços de enfermagem

Farmácias oferecem serviços de enfermagem
.
Algumas farmácias na Região já prestam também cuidados de enfermagem. É o caso de um estabelecimento no Caminho de Santo António, que abre este serviço aos sábados à tarde e aos domingos de manhã. Segundo o director técnico daquele espaço, constitui uma alternativa, em especial para os utentes que ali residem, quando os centros de saúde estão encerrados.
.
Algumas farmácias já estão a prestar outros serviços para além daqueles que, tradicionalmente, poderíamos encontrar neste tipo de estabelecimentos. Entre eles está, por exemplo, a prestação de cuidados de enfermagem, como é o caso da Farmácia da Madalena, na freguesia de Santo António.
.
De acordo com Sérgio Magro, director técnico daquele estabelecimento, este é um dos serviços que, legalmente, as farmácias podem prestar há já algum tempo, embora sejam ainda muito poucas as que têm esta valência. Um dado que, ao que apurámos, terá também a ver com o facto da prestação de serviços de enfermagem requerer algumas condições próprias.
.
Conforme referiu o director clínico da Farmácia da Madalena, «com a mudança de instalações da Penteada para o Caminho de Santo António, para um edifício construído de raiz, foi possível criar um espaço para funcionar este serviço de enfermagem, com todas as condições que são exigidas».
.
Sérgio Magro, em declarações ao JORNAL da MADEIRA, diz que, neste momento, conta com duas profissionais que, em regime de part-time, asseguram a prestação de cuidados de enfermagem aos sábados à tarde e aos domingos de manhã, período em que os centros de saúde estão encerrados, constituindo, por isso, mais uma alternativa para os utentes, sobretudo os que residem naquela localidade. 
.
Tal como afirmou, «o objectivo é assegurar que quando os centros de saúde estão encerrados, nós possamos servir uma pessoa tem de levar um injectável, ou outros tipos de tratamento», em alternativa, por exemplo, às clínicas ou, eventualmente, ao hospital.
.
Na sua opinião, trata-se de uma maneira de procurar servir melhor os utentes, sobretudo os que residem naquela área, que não terão de deslocar-se para outros serviços para receberem alguns cuidados de enfermagem, como a aplicação de injectáveis, ou mudança de pensos que requeiram a intervenção destes profissionais, entre outras prestações nesta área.
.
Segundo referiu, neste momento, há já algumas pessoas que procuram o serviço de enfermagem. O qual, conforme revelou, é gratuito para a aplicação de injectáveis, sendo os restantes pagos, dado que poderão requerer a utilização de material, além de ser necessário também remunerar os profissionais que ali prestam serviço.
.
Ainda a propósito da aplicação de injectáveis, Sérgio Magro recorda que a actual legislação já permite que os farmacêuticos possam, por exemplo, «administrar vacinas que não estejam incluídas no Plano Nacional de Saúde. Mas, agora, com o serviço de enfermagem, prestamos um serviço muito mais abrangente».
.
fonte: http://www.jornaldamadeira.pt/not2008.php?Seccao=14&id=161045&sup=0&sdata=

Nenhum comentário:

Postar um comentário