quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Superbactéria NDM-1 é confirmada no Japão

Superbactéria NDM-1 é confirmada no Japão

Homem de 50 anos foi hospitalizado em maio, após fazer uma viagem para a Índia



Agência Estado
SÃO PAULO - A enzima NDM-1, que pode tornar as bactérias resistentes à maior parte dos antibióticos, foi confirmada pela primeira vez no Japão. A NDM-1, cujo nome é Nova Délhi metalo-lactamase-1, foi encontrada no corpo de um paciente do Hospital Dokkyo, em Tochigi.

O homem, de 50 anos, foi hospitalizado em maio, após uma viagem à Índia. A superbactéria com a enzima NDM-1 já havia sido detectada na Índia, nos Estados Unidos e na Europa. O contágio ocorre em ambientes hospitalares e entre indivíduos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,superbacteria-ndm-1-e-confirmada-no-japao,606863,0.htm

5 comentários:

  1. Não sou uma Farmacêutica assustada...Mas estou ficando preocupada com as notícias que correm sobre esta bactéria. Pelo que sei ela vinha sendo monitorada mas parece que se perdeu o controle. Cada dia que passa temos novos casos confirmados. Considerando que o turismo hospitalar (acho que dá pra chamar assim)não tem controle ela pode pipocar em qualquer lugar do planeta....Vão sentir saudades da penicilina...

    ResponderExcluir
  2. Verdade.
    Estamos colhendo o que plantamos.
    A completa falta de responsabilidade no que tange o uso de medicamentos.
    .
    Medicamentos não são simples mercadorias.

    ResponderExcluir
  3. O aparecimento de cepas tão resistentes é lamentavel.. mais tanto essa bactéria quanto a KPC não me assustam.
    Eu trabalho com resistência bacteriana, e com meu estudo eu consegui provar que no meio comunitário eu tenho cepas tão resistentes quanto essas.. Acho que nós farmaceuticos temos que iniciar estrategias de controle (tambem trabalho com isso) para evitar um problema de saúde publica

    ResponderExcluir
  4. Excelente trabalho Bruno.
    Precisamos trabalhar e mostrar nosso trabalho.

    ResponderExcluir
  5. É uma pena que a maioria das pessoas não se lembram das aulas de Biologia (boa aula), onde o professor fala tudo sobre o Domínio Eubactéria, Reino Monera e todas as outras categorias Taxonomicas, da "restistência" bacteriana aos antibióticos, do DNA plasmidal e até sobre gran positivas e gran negativas. Um Blog informativo como este é com certeza de grande valia para a sociedade como um todo, servindo até mesmo como fonte de pesquisa.

    Parabéns a todos que colaboram com as Ciências para termos um mundo melhor

    ResponderExcluir