quarta-feira, 26 de outubro de 2011

TO - PF deflagra Operação Salute II, realiza 11 prisões

A Operação Salute II, deflagrada pela Polícia Federal de Araguaína na manhã desta terça-feira, 25, já realizam 11 prisões em flagrante e apreendeu mais de 50.000 comprimidos de medicamento irregulares
 

Conforme afirmou o delegado que está a frente da operação, Guilherme Torres, o resultado da operação está sendo positivo. Segundo ele, em Nova Olinda uma farmácia foi flagrada realizando consultas clandestinas.

Na manhã desta terça-feira, 25, a Polícia Federal deflagrou a Operação Salute II na cidade de Araguaína onde foram efetuadas no seu primeiro dia de execução oito prisões em flagrante. A operação tem como objetivo fiscalizar farmácias que operavam de forma irregular e que praticavam tráfico de medicamentos. A operação segue até esta quinta-feira, 27.

Até o momento foram apreendidos mais de 50.000 (cinqüenta mil) comprimidos e 46 frascos de medicamentos irregulares, além de blocos de receituários de controle especial e requisições de exames laboratoriais nas diversas farmácias fiscalizadas. Hoje pela manhã, foram efetuadas mais três prisões em flagrante contabilizando até agora 11 prisões realizadas durante a operação.

Irregularidades

Conforme nota da PF de Araguaína , durante a fiscalização foram verificadas inúmeras irregularidades e infrações de dispositivos legais como a ausência de Autorização de Funcionamento da Anvisa-AFE, inclusive para a venda de medicamentos controlados, ausência de Alvará Sanitário Municipal, ausência de farmacêutico, ausência de escrituração de entrada e saída de medicamentos controlados atualizada no SNGPC, medicamentos de origem estrangeira e sem registro na ANVISA e medicamentos fracionados sujeitos a prescrição e medicamentos mantidos em depósito sujeitos ao controle especial sem Segregação e/ou Escrituração.

CRF apóia ação

Procurada para manifestar-se sobre a operação da Polícia Federal em Araguaína, a presidente do Conselho Regional de Farmácia do Tocantins, Eliane Pitman disse que a fiscalização ocorrida na cidade só fortalece os profissionais que trabalham dentro da lei. "Nós apoiamos a ação que visa retirar do mercado remédios falsificados, pirateados e que causam dano ao consumidor", afirmou.

Segundo a presidente do CRF, a venda de medicamento de controle especial também precisa ser feita apenas mediante receita médica, orientação que a categoria já tem. "Toda ação que tem objetiva o exercício legal da profissão fortalece o farmacêutico", argumentou.

Saldo positivo

O delegado Guilherme Torres, que está à frente da operação, afirmou que o resultado da operação está sendo positivo. “Tendo em vista os riscos e prejuízos que o tráfico de medicamentos oferece à saúde dos consumidores e com todas essas prisões é notável que a irregularidades estejam acontecendo na região”, pontuou o delegado.

Segundo Torres, no distrito de Nova Olinda, a 50 km do município de Araguaína, uma farmácia foi flagrada realizando consultas clandestinas. A prisão do proprietário e o fechamento do estabelecimento foram realizadas. “Com a operação é possível que sejam apreendidos mais medicamentos irregulares já que ela continua sendo desencadeada na região”, afirmou o delegado

Foto: Divulgação           Fonte: Colaborou Hellen Souza-SiteRT           Postador: surgiu.com (abr)


Nenhum comentário:

Postar um comentário