sábado, 18 de setembro de 2010

Risco? PL regulamenta profissão de auxiliar de farmácia e drogaria

Projeto regulamenta profissão de auxiliar de farmácia e drogaria

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7668/10, do deputado Tadeu Filippelli (PMDB-DF), que exige nível médio completo e curso profissionalizante para o exercício da profissão de auxiliar de farmácia e drogaria. Além disso, para exercer a atividade, será preciso possuir registro na Carteira de Trabalho que comprove o exercício profissional em farmácias e drogarias.


A proposta estabelece como atribuições do auxiliar a organização do ambiente de trabalho, o auxílio nas atividades do farmacêutico e o zelo pela ética profissional e comercial na venda de produtos prescritos por profissionais da saúde.


Outra atribuição do assistente de farmácia, depois de qualificado e capacitado, é orientar o consumidor sobre fórmulas, bulas, prescrição medicamentosa, indicação e contraindicação de tipos de medicamentos, nomes de laboratórios, distribuição, controle e conservação de medicamentos e de outros produtos correlatos.


"O auxiliar de farmácias e drogarias exerce uma função que exige grande responsabilidade e conhecimento. Ele é o elo final entre a indústria, o comércio atacadista e varejista e o consumidor", afirma o autor do projeto.


Educação


De acordo com a proposta de regulamentação profissional, os órgãos de saúde pública deverão firmar convênios com as entidades de classe dos auxiliares de farmácias e drogarias para participação desses profissionais em campanhas educacionais de saúde e de vacinação.


Além disso esses auxiliares, sempre que solicitados, deverão se colocar à disposição dos órgãos de saúde pública para orientar e auxiliar a população em situações de epidemias ou calamidade públicas.

Fonte: Agência Câmara
divulgação: http://www.mundosindical.com.br/sindicalismo/noticias/noticia.asp?id=4248

7 comentários:

  1. "Outra atribuição do assistente de farmácia, depois de qualificado e capacitado, é orientar o consumidor sobre fórmulas, bulas, prescrição medicamentosa, indicação e contraindicação de tipos de medicamentos, nomes de laboratórios, distribuição, controle e conservação de medicamentos e de outros produtos correlatos." Isso não invade a área privativa do exercício profissional farmacêutico? se for assim, é ilegal.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente a cada dia que passa as autoridades públicas desvalorizam ainda mais a profissão farmacêutica!! A nossa dedicação e esforço para se manter sempre atualizados na profissão não valem nada. Não desmerecendo os conhecidos "balconistas" mas estamos ficando escondidos atrás deles e cabe a nós reivindicar nossa posição!! Aline - Farmacêutica DF

    ResponderExcluir
  3. As atribuições descritas acima são inerentes ao Profissional de Nível Superior Farmacêutico, não podendo ser passada a um outro profissional, mesmo sendo da área, pois os conhecimentos sobre indicações, fórmulas, contraindicações e demais que foram citados, necessitam de um conhecimento mais científico, que exige que a pessoa saiba muito além de matérias básicas de biologia e química, é preciso conhecer a fundo o funcionamento do corpo humano e suas limitações e todas as peculiaridades que lhes são impostas....isso não se consegue saber a fundo nem nos 5 anos de curso de farmácia se o profissional não buscar fazer atualizações, quanto mais em um curso técnico profissionalizante que mal ensina o que um fígado e o que ele tem de importante em um processo farmacológico....isso que foi dito é brincar com a saúde dos outros....é imoral e ilegal......DIGA NÃO A ESSE PROJETO na forma com que ele está editado....o balconista de farmácia deve sim saber o que está fazendo, pois pode incorrer em riscos à saúde dos usuários, mas não possui gabarito para passar os conhecimentos cruciais necessários ao tratamento e à doença....ROBSON-FARMACÊUTICO-MG

    ResponderExcluir
  4. È mesmo lamentávem que ainda existem PESSOAS que ainda pensam de uma forma muito pequena. Para mim quem é contra a regulamentação da profissão, é porque tem medo de perder espaço para o técnico!
    Nós estudamos menos, envestimos menos, mais temos que ter nossa valorização!
    Realmente é uma pena!

    ResponderExcluir
  5. Não se enganem.
    Tem muitos técnicos e auxiliares que querem apenas ter uma melhor qualificação.
    .
    Mas a grande maioria, quer de fato, é ingressar uma ação no STJ requerendo a RT da empresa.
    .
    Vide os processos, já existentes no STJ.
    Alguns já foram inclusive julgados. 5 técnicos conseguiram o direito e não tem nem como recorrer mais.
    .
    Por isso, enquanto não ficar claro na legislação o verdadeiro papel do técnico, sou contra. Para que não haja riscos a profissão.

    ResponderExcluir
  6. Tadeu Filippelli (PMDB-DF)acha q o mundo é um lugar simples.. simplismente fica criando propostas sem sentido algum..
    Eu como farmacêutico detesto ele, e o desafio em uma prova de conhecimentos cientificos contra qualquer balconista q ele escolha. Sem flar q as sua proposta de dar responsabilidade tecnica pra um tecnico em drogaria contribui para o uso irracional de medicamentos (algo q ele nunca viu falar mais q é importante para a saúde pública), e aconselho ao senhor depultado a ler a RDC 44/09 e a lei 5991 antes de criar propostas perigosas

    Atenciosamente.. Dr. Bruno Junior Neves

    ResponderExcluir
  7. Novamente estou aqui para rebater o comentário do balconista Mone Carvalho..
    A responsabilidade tecnica de uma drogaria não se resume no fato de saber indicar medicamentos. Você como vendedor pode ter mais experiencia comercial, mais isso não significa que você é qualificado para ter essa responsabilidade. Eu não sei se vc sabe, mais a drogaria não é um mero estabelecimento comercial (ela é um posto avançado de saúde), assim se fás necessário um profissional farmacêutico (profissional de saúde.. algo q vc não é) para orientar corretamento e identificar possiveis problemas relacionados ao medicamento.
    Então eu sugiro a voçê que busque outra forma de evitar pagar o farmacêutico, a nossa classe é forte, e não é um simples comerciante como vc (q não tem preparo nenhum) que vai conseguir burlar nossas leis..
    Também me ofereço para desafiar vc ou qualquer outro balconista q vc escolha numa prova de conhecimentos relacionados a profissão..
    Atenciosamente Dr. Bruno Neves
    Contato: bruno_far_ma@hotmail.com

    ResponderExcluir