sábado, 18 de setembro de 2010

Vitiligo - Cura do vitiligo vem do cerrado

18/09/2010 - 09:05

Cura do vitiligo vem do cerrado

Hoje a doença atinge cerca de 90 milhões de pessoas em todo o mundo. Desse total, 4 milhões somente no Brasil.

A biodiversidade, há décadas, contribui para a saúde da humanidade. A flora brasileira -- é considerada por muitos -- como um celeiro de cura. Atualmente as plantas do cerrado tem ganhado notoriedade entre os pesquisadores. Uma delas é a Brosium Gaudichaudii Trécul, conhecida popularmente, como mamacadela, mamica-de-cadela, algodão-do-campo, amoreira-do-campo, mururerana, apé, conduru, inhoré (no Ceará).
Muito conhecida pela a população do centro-oeste a planta vem sendo utilizada contra diversas enfermidades como gripes, bronquites e má-circulação. Além disso, a fama da mamacadela começa a se espalhar pelo mundo. Uma substância chamada furocumarina encontrada em cascas, raízes e frutos verdes da planta é a nova esperança de cura para quem possui vitiligo. Hoje o vitiligo atinge cerca de 90 milhões de pessoas em todo o mundo. Desse total, 4 milhões somente no Brasil. Mesmo diante de números assutadores, a doença ainda é um tema pouco abordado e visto de forma preconceituosa.

Ao contrário do que muitos pensam, o mal não é contagioso e é caracterizado por causar manchas claras na pele que não descamam, não coçam e não doem. Segundo estudos existentes, o vitiligo pode ocorrer de diversar formas entre elas estão a genética, a autoimunidade, a neurológica e a viral.

Embora não exista nenhum método de prevenção, a Brosimum Gaudichaudii Trécul está sendo utilizada no combate aos males e desconfortos do vitiligo. A substância atua no processo de repigmentação das áreas afetadas pela doença. Sua ação foi descoberta em 1968 pelo demartologista Dr. Anuar Auad, que percebeu que a pigmentação de um paciente que tratava de pênfigo, mas que também tinha vitiligo desapareceu depois de banhos com a planta.

As áreas mais afetadas são punhos, dorso da mão, dedos, axilas, pescoço, genitália, ao redor da boca e olhos, cotovelos, joelhos, virilha e antebraços. É raro acometer nas palmas das mãos e planta dos pés. As manchas não coçam, não ardem, não doem e não são contagiosas.

Atualmente no mercado farmacêutico, existem métodos para o tratamento da doença que envolvem aplicações de pomadas, loções e fototerapia (exposição ao sol com uso de substâncias fotossensibilizantes. Uma dos medicamentos mais utilizados é o Brosimum Gaudichauddi Trécul (Viticromin nome comercial), cujo princípio ativo é retirado principalmente da mamacadela. De acordo com José Carlos, superintendente da Sauad Frmacêutica, o Viticromin é indicado principalmente para o vitiligo. No entanto, pode ser utilizados no combate a Leucodermias e Lesão residual da Pitiríase Versicolor. É um medicamento fitoterápico que contém derivados furanocumarinos – Brosimun Gaudichaudii Trécul – e tem ação fotossensibilizante direta sobre os melanócitos desencadeando a produção de melanina, substância esta responsável pela natural pigmentação das lesões.

Sauad Frmacêutica - Desde a sua fundação, em 1968, pelo dermatologista Dr. Anuar Auad, a Auad Química teve como premissa desenvolver medicamentos para o controle do vitiligo. Em 2007 a empresa foi adquirida por um grupo empresarial da área de cosméticos, já atuante no mercado desde 1994, passando a ser denominada como auad Frmacêutica.

Com moderno parque industrial localizado na cidade de Goiânia, a instituição conta com ampla infraestrutura e com laboratórios equipados com alta tecnologia dirigidos por profissionais altamente especializados no processo produtivo. Perfeitamente adequada, nos moldes exigidos pela Anvisa, inclusive no que se refere às boas práticas de fabricação, a auad Frmacêuticaestá pronta e apta para a pesquisa e desenvolvimento de medicamentos e produtos que melhorem a qualidade de vida e saúde das pessoas.

fonte: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=131934

4 comentários:

  1. como é o tratamento com a planta mamacadela?...devo fazer chas para tomar ou para lavar a area afetada?...obrigada

    ResponderExcluir
  2. Suzana, peço que entre em contato com seu médico.
    Ou entre em contato com os desenvolvedores dessa pesquisa. Talvés eles possam passar algumas informações.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de comprar a pomada de mamacadela não sei onde encontrar aqui en sjcampos,se tiver lugar aqui vendendo me passa o endereço por favor,meu dermato. já me falou sobre esse produto disse que iria pesquizar + e vai me passar + nunca que faz isso logo!brigadão pela atenção me mande resposta por favor bjks:)

    ResponderExcluir
  4. GOSTARIA QUE ME INDICASSE UM EXCELNTE ESPECIALISTA ONDE POSSO ENCONTRAR ESS PRODUTO MAMACADELA? O VITICROMIN PELO QUEU SEI FOI PROIBIDO A VENDA EM FARMÁCIA,O MEU FILHO SE DAVA MUITO BEM COM ELE.AS PARTES AFETADAS SÃO: PALMA DO PÉ,COTUVELO,JOELHO E O ROSTO.

    ResponderExcluir