sexta-feira, 6 de maio de 2011

Anvisa prende cinco pessoas em Manaus - Medicamentos falsos em drogaria

Durante operação em drogarias, proprietários e farmacêuticos foram presos em flagrante por vender medicamentos falsos

Manaus, 06 de Maio de 2011

jornal a crítica

Drogaria no Novo Aleixo foi uma das interditadas pela Anvisa e FVS
Drogaria no Novo Aleixo foi uma das interditadas pela Anvisa e FVS (Marcelo Cadilhe)
 
Cinco pessoas foram presas em flagrante por falsificação de remédios e a venda ilegal de medicamentos na manhã desta quinta-feira (5). A operação realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em parceria com a Polícia Federal e a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) está desde a última terça-feira, dia 3, está percorrendo as drogarias de Manaus.

A Anvisa estima que foram apreendidos por volta de uma tonelada de medicamentos ilegais durante os três dias de operação, e oito dos 20 estabelecimentos visitados foram interditados.

O nome dos acusados não foi divulgado pela Anvisa nem pela Polícia Federal. A Anvisa alegou ser um procedimento administrativo restrito às partes e, por isso, não pôde divulgar os nomes.

Entretanto, disse o fiscal da agência Kleyson de Souza, entre os cinco acusados presos estão proprietários de farmácias e farmacêuticos.

Somente na manhã desta quinta (5), uma das equipes da Anvisa que vieram de Brasília já havia interditado oito drogarias.

Em uma delas, na Drogaria Santana, localizada na rua João Câmara, comunidade Novo Aleixo, Zona Leste, o proprietário foi flagrado vendendo medicamentos sem autorização da Anvisa, além de remédios com procedência duvidosa.

“Encontramos Viagra falsificado, anabolizantes e remédios hospitalares, que não podem ser comercializados”, acrescentou o fiscal da Anvisa.

Os acusados foram encaminhados à Polícia Federal e serão indiciados por “falsificar, corromper, adulterar ou alterar produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais”, previsto no artigo 273 do Código Penal, cuja punição é de 10 a 15 anos de prisão - por ser um crime hediondo é inafiançável.

“E, dependendo do caso, o delegado pode até autuá-los por tráfico de drogas, pois havia muitos remédios sem registro da Anvisa e outros cuja venda é proibida no Brasil”, explicou.

Os estabelecimentos foram lacrados, e grande parte dos remédios foi deixada nos próprios locais, como fiel depositário. Os fiscais da Anvisa recolheram algumas amostras, e o restante dos medicamentos será descartado. Uma arma também foi encontrada em uma das drogarias.

344 é número da portaria do Ministério da Saúde ferida em várias situações por drogarias de Manaus vistoriadas pela Anvisa e FVS.

Dentre os medicamentos, a Anvisa encontrou anabolizantes, remédios para emagrecer, medicamentos de tarja preta, uns para impotência masculina, gel para tratamento respiratório vindos da Venezuela e que não podem ser comercializados aqui.

fonte: http://acritica.uol.com.br/manaus/Anvisa-prende-pessoas-Manaus_0_475752539.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário