quinta-feira, 12 de maio de 2011

Síndrome do bebê sacudido. Você sabe o que é? Então leia!

Você sabe o que é Síndrome do Bebê Sacudido?

 Talvez pouca gente saiba no Brasil que sacudir o bebê de modo violento possa ocasionar lesões graves. A Síndrome do Bebê Sacudido (SBS) ou como prefere a Associação Americana de Pediatria, Trauma Cerebral Abusivo Não Acidental, resulta de uma forma de violência que ocorre quando um adulto sacode agressivamente um bebê ou uma criança pequena.
Prevenção da Síndrome do Bebê SacudidoPelo fato de a cabeça do bebê ser muito pesada em relação ao pescoço, a sacudida produz um movimento de aceleração-desaceleração na cabeça, levando a lesões cerebrais graves e até fatais. De acordo com o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (EUA, 2007), de 25% a 30% de crianças vítimas da SBS morrem e apenas 15% sobrevivem sem qualquer sequela.

Do ponto de vista neurológico, uma consequência possível é a ocorrência de sangramento subdural, havendo em ¾ dos casos hemorragia de retina. A hipertensão intracraniana e o sangramento cerebral podem provocar na criança letargia, vômitos, convulsões e até mesmo coma. Adicionalmente, é possível que o bebê apresente fraturas nas partes do corpo em que o adulto o segurou. Nos casos graves, a criança pode apresentar, em longo prazo, deficiências (cegueira, surdez, paralisia cerebral, etc.).

Trata-se de uma síndrome de difícil diagnóstico, uma vez que, geralmente, não há sinais externos de violência que expliquem a hemorragia cerebral ou da retina. O exame oftalmológico é fundamental para o diagnóstico, já que existem lesões quase características, segundo informa a Academia Americana de Oftalmologia. Cabe mencionar que a constelação de sinais encontrados na SBS não ocorre em consequência de quedas leves.
Como os profissionais de saúde, muitas vezes, desconhecem a SBS, eles deixam de investigar a possibilidade de histórico de violência (ou seja, as sacudidelas violentas do bebê) nos casos em que há hemorragia cerebral e de retina ou fraturas. Assim, a Academia Americana de Pediatria admite haver presunção de abuso físico sempre que um bebê com menos de 1 ano apresentar lesão intracraniana.

O que leva um adulto a sacudir um bebê? Além do desconhecimento da gravidade das sequelas, as pesquisas têm sido unânimes em apontar que a SBS ocorre, geralmente, em resposta ao choro prolongado do bebê, decorrente da frustração dos pais ou cuidadores que podem ficar tensos com o choro, ter pouca paciência ou mesmo pouca experiência em cuidar de crianças. As pesquisas também mostram que um bebê normalmente chora muito: em média de 2-3 horas por dia.

Já que a SBS causa problemas tão sérios e que seu diagnóstico é difícil, prevenir é a melhor solução. Há, principalmente na América do Norte, vários projetos de prevenção da SBS que procuram aumentar o conhecimento dos pais sobre o choro do bebê, ensinando-lhes a lidar de um modo adequado com as frustrações decorrentes do choro.

Um desses projetos consiste num vídeo com três minutos e meio desenvolvido na Austrália pelo Hospital da Criança de Westmead. De forma bem-humorada, o vídeo ilustra, em animação, um casal de pais tentando lidar com o filho que chora de forma inconsolável.

Desde 2009, o Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (Laprev) da Universidade Federal de São Carlos, fez uma parceria com o Hospital da Criança de Westmead e juntamente com o Instituto Zero a Seis, o Centro de Estudos Integrados Infância Adolescência e Saúde (CEIIAS), e outras instituições, com o apoio da Polycom, traduziram e adaptaram o vídeo em três versões (espanhol e português do Brasil e de Portugal).

Para mais informações, acesse:
• Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (LAPREV): www.ufscar.br/laprev
• Associação V.E.R.A – Verdade, Educação Renovadora, Ação Responsável, Eficaz e Transparente: www.associacaovera.blogspot.com
• Centro de Estudos Integrados, Infância, Adolescência e Saúde: www.ceiias.org.br
• Rede Cooperação Criança e Paz: redecriancaepaz.ning.com/video/sacudir-o-bebe-e-a-maior
-
-
iframe>
Por Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams
Pesquisadora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)


Equipe de Prevenção do Bebê Sacudido: Nahara Laterza, Evelyn Eisenstein, João Figueiró, Vera Moreira, Christina Lopreato, Suzana Estefenon, Margarida Gaspar de Matos e Sue Foley.

fonte: http://oqueeutenho.uol.com.br/portal/2011/02/09/voce-sabe-o-que-e-sindrome-do-bebe-sacudido/

Nenhum comentário:

Postar um comentário