As empresas farmacêuticas gastam grandes quantias em pesquisa para verificar a eficácia e segurança dos medicamentos que trazem à venda, mas os resultados nem sempre são desejados.
Não muito tempo atrás nós falamos sobre os perigos do ibuprofeno e seu potencial para causar ataques cardíacos. Não há necessidade de alarme, uma pessoa saudável se tomá-lo não tem problema, ocasionalmente, onde você tinha que colocar ênfase era sobre aqueles que estavam cronicamente, como a artrite.
Histórias de drogas são abundantes, um famoso exemplo é a talidomida, prescrito para final dos anos 50 para tratar a ansiedade, insônia e náuseas em mulheres grávidas. Resultado, mais de 10.000 bebês nasceram com graves deformidades (teratogenicidade).
Em seguida, discutimos alguns medicamentos que não são perigosos em si, mas o seu uso indevido deve ser evitado.
Diuréticos
Como o próprio nome sugere, promove a micção. Pessoas na tentativa de emagrecer porque consomem diuréticos promovem o metabolismo, o fluxo sangüíneo através dos rins são um filtro para purificar o organismo de impurezas. Na micção é necessário beber mais água. Ao tentar perder peso, uma das regras é beber muita água para conseguir aumentar o metabolismo e fazer circular mais sangue, mas não precisamos de diuréticos, alguns vão somente beber água. Será que estamos dispostos a perder peso ao risco a saúde dos nossos rins?
Tireóide extratos
Os hormônios tireoidianos desempenham um papel importante na regulação do metabolismo, regulam as nossas atividades, tornando-se hiper ou hipoativo, dependendo da presença e quantidade do mesmo. Houve pessoas que usaram para acelerar o metabolismo (hipertireoidismo) e, assim, conseguiram a perda de peso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário