segunda-feira, 23 de maio de 2011

Associação de Renais denunciam farmacêuticos por "alterar" receitas

O presidente da Associação diz que pacientes recebem menos remédios que o necessário. O presidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Piauí, Osias Lima, registrou denúncia no Ministério Público Federal contra a Farmácia de Medicamentos Excepcionais do Estado.



Segundo ele, os farmacêuticos da instituição estariam modificando a dosagem dos remédios solicitados pelos médicos nefrologistas para a continuidade do tratamento dos pacientes com doenças renais crônicas.

“O médico passa um tipo de remédio e uma determinada quantidade e os farmacêuticos sempre entregam menos. Acho que eles estão questionando o saber dos médicos”, disse Osias Lima ao Cidadeverde.com.

No Piauí, cerca de 1.500 pessoas possuem doenças renais crônicas. De acordo o presidente da Associação, os medicamentos concedidos pelo Estado são de uso contínuo e nem sempre os pacientes tem condições de completar a dosagem que não estaria sendo entregue.

“A gente fica sem tomar os remédios mesmo. A grande maioria dos pacientes não tem dinheiro para comprar os medicamentos. Então o jeito é ficar sem tomar mesmo. Só que isso é muito sério e pode gerar até óbitos”, informou Osias Lima.

O termo de declaração da denúncia foi assinado pelo procurador federal Leonardo Cavalcante.

Resposta do EstadoA diretora da Farmácia de Medicamentos Excepcionais, Natália Ayres, recebeu a notícia da denúncia com estranheza. “A informação não procede. O professor Osias esteve as 9h40 de hoje conversando comigo e levantou essa questão, não dessa maneira, mas citou o caso. Isso não acontece. O farmacêutico que faz isso estaria jogando a formação no lixo”, disse.

De acordo com a gestora, a concessão dos medicamentos segue protocolo do Ministério da Saúde. “O que pode acontecer é que temos que trabalhar a luz do protocolo e ele só libera uma quantidade específica de acordo com a patologia do paciente. Em casos específicos fazemos a adequação para mais e para menos. Mas não temos autorização para mudar as receitas médicas”, explicou Natália Ayres.

Lívio Galenoliviogaleno@cidadeverde.com

fonte: http://www.cidadeverde.com/renais-denunciam-farmaceuticos-por-quot-alterar-quot-receitas-78046

Nenhum comentário:

Postar um comentário