terça-feira, 9 de abril de 2013

Comissão aponta responsáveis por medicamentos vencidos, em Vilhena


Onze servidores do Hospital Regional, inclusive o diretor, estão envolvidos.
Em fevereiro a Agevisa apreendeu mais de 50 tipos de medicamentos no local.



Após 40 dias de investigações, uma comissão criada pela Prefeitura de Vilhena (RO) apontou 11 pessoas como responsáveis pelo caso da apreensão de medicamentos vencidos, encontrados no Hospital Regional do município, em fevereiro deste ano. No relatório da comissão consta a sugestão de punição aos suspeitos, onde cabe ao prefeito, José Rover, decidir quais medidas serão tomadas.

Entre os acusados estão seis enfermeiros, dois farmacêuticos, um técnico de enfermagem, a coordenadora da farmácia hospitalar e o diretor geral do Hospital Regional. O documento com o relatório da comissão será encaminhado ao Ministério Público, que deve recomendar ações penais aos suspeitos.

O promotor de justiça Paulo Lermen conta que no relatório também consta um delito, não informado, que será investigado pela polícia. "Na parte civil, nós estamos instaurando alguns procedimentos para verificar isso", comenta Lermen.

Em fevereiro, após uma denuncia à Agência Estadual de Vigilância à Saúde (Agevisa), foram apreendidos mais de 50 tipos de medicamentos vencidos no Hospital Regional. Os remédios com data de vencimento expirada há mais de dois anos foram encontrados em todos os setores do hospital, inclusive na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e na unidade neonatal.

O caso repercutiu ainda mais, após uma entrevista concedida pelo prefeito de Vilhena, José Rover. Na ocasião, ele disse que "soro vencido não fazia mal". Na época, o Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), em nota, afirmou que soro vencido, assim como qualquer medicamento, faz mal à saúde e não deve ser usado nos pacientes.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário