sexta-feira, 19 de abril de 2013

Rondônia - Falta de farmacêuticos para contratação impedem à prestação do serviço a sociedade


Quinta-Feira, 18 de Abril de 2013 / 17:00 

As drogarias de Porto Velho não vão funcionar aos domingos e feriados por não terem como cumprirem a exigência da Lei 5991/73 que exige a permanência de l farmacêuticos nos estabelecimentos durante todo o funcionamento, sem que haja profissionais suficientes para contratação. A informação é do presidente do SINFARMACIA- Sindicato das Empresas de Farmácias e Drogarias do Estado de Rondônia Gladstone Nogueira Frota após decisão tomada em Assembleia Geral da categoria ocorrida no dia 16 na Capital.
 
Segundo o dirigente os proprietários de drogarias não são contra o que preceitua a legislação para a contratação de profissional farmacêutico. Pelo contrario, esse especialista só vem a contribuir com a garantia de um atendimento de qualidade e segurança a sociedade. De outra forma, Gladstone ressalta que essa exigência da legislação, no caso de Porto Velho e outros municípios do Estado, fica praticamente impossível de ser cumprida uma vez que não há profissionais suficientes para atender a demanda.

Segundo ele, uma grande maioria dos farmacêuticos já possui uma jornada de trabalho muito extensa e outros estão empregados na rede publica ficando impedidos de atuar no serviço privado.

Uma forma encontrada pelos empresários de drogarias foi manter o serviço de atendimento de segunda a sábado com a presença do farmacêutico com um expediente de 12 horas por dia o que é garantido por Lei. 

Gladstone lamenta que uma legislação arcaica que não acompanhou as mudanças do mercado venha, num momento como esse, impor mais uma carga nas costas do empresários que já arca uma com um volume de tributos para garantir a economia do país. Para ele, o fechamento se deve as ameaças de multas e outras sanções que a legislação prevê e acaba por inviabilizar a prestação do serviço a sociedade.

Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário