quarta-feira, 3 de abril de 2013

Remédios controlados ainda são vendidos fora da norma em AL


03 Abril de 2013 - 09:20


Mesmo passados quase 15 anos da Portaria 344/98, que regula a venda de medicamentos controlados, a Vigilância Sanitária Estadual afirma que muitas prescrições médicas ainda estão em desacordo com a norma.
“Geralmente os médicos fazem fora do padrão e não seguem as recomendações”, afirmou a gerente do setor de farmácia da Vigilância Sanitária Estadual, Ianara Acioli.

A Portaria 344/98 regula a forma adequada para manipular medicamentos psicotrópicos e determina como obrigatória a obtenção de autorização especial concedida pela Vigilância Sanitária e pelo Ministério da Saúde.

Ianara afirma que os antimicrobianos precisam ter duas vias da receita para serem vendidos e muitos profissionais não seguem a norma e não orientam seus pacientes. “A receita só vale por dez dias e alguns médicos não informam aos pacientes”, relatou.

Ela acrescentou ainda que é preciso mais monitoramento do profissional. De acordo com Ianara, existem os remédios de tarja preta que retêm receita e os que não retêm. “Fica difícil a vigilância controlar com os que não retêm”, explicou.

No dia 16 de janeiro foi implantado o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados e para tirar a dúvida dos médicos, dentistas, veterinários e farmacêuticos, o Conselho Regional de Medicina (Cremal) irá realizar um Seminário sobre a prescrição medicamentosa.

O seminário será realizado amanhã, às 19 horas, no auditório do Cremal. O farmacêutico Saulo José Sales irá falar sobre “SNGPC/Anvisa e Medicamentos Antimicrobianos” e outro palestrante, o médico Eurípedes Sebastião, irá abordar sobre os prejuízos da automedicação.

Fonte: Tribuna Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário