terça-feira, 26 de abril de 2011

30 horas - Sindidrogas teme por demissão de trabalhadores

Sindidrogas teme por demissão de trabalhadores

Caso seja aprovado, os projetos podem gerar demissão de pelo menos 20% dos trabalhadores que atuam no ramo em todo o Brasil, sendo que no Amazonas, esse índice pode chegar a 50%, podendo contribuir ainda para o fechamento das drogarias

Manaus , 25 de Abril de 2011

acritica.com

A tramitação de três projetos de lei no Senado Federal que pretendem regulamentar o segmento das drogarias está preocupando o Sindicato do Comércio Varejista de Drogas do Amazonas (Sindidrogas) que, nesta segunda-feira (25), se juntou ao deputado Adjuto Afonso e à deputado federal Rebecca Garcia, ambos do PP, para discutir o assunto.

Os senadores analisam os Projetos de Lei (PL) nº 4.385/1994, que propõe transformar as farmácias em unidades de prestação de serviços de saúde articuladas ao SUS; o nº 113/2005, que prevê a diminuição da jornada de trabalho do farmacêutico de 44 horas para 30 horas; e o nº 5.359/2009, que fixa o piso nacional desse profissional em dez salários mínimos.

O presidente do Sindidrogas, Armando Gomes Reis Filho, revelou que as propostas em tramitação são prejudiciais às empresas que atuam nesse segmento, o que pode gerar demissão de pelo menos 20% dos trabalhadores desse ramo, em todo o Brasil. No Amazonas, esse índice pode chegar a 50%, podendo contribuir ainda para o fechamento das drogarias em bairros periféricos e no interior do Estado.

“Nossa maior preocupação é quanto ao desemprego que isso pode causar, além do custo operacional que os empresários terão para implementar essas mudanças. Por este motivo, pedimos a colaboração dos parlamentares”, salientou Armando Reis.

O deputado Adjuto Afonso, que preside a Frente Parlamentar de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Empreendedor Individual (Frempeei) na Aleam, vai pedir apoio a União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), do qual é representante. “Nossa maior preocupação é quanto aos prejuízos que os microempresários podem ter com a aprovação desses projetos. Podemos apresentar emendas que possam beneficiar os dois lados”, observou.

A deputada Rebecca Garcia se comprometeu em levar os três projetos para a Câmara Federal para serem apresentados à Frente Parlamentar Mista de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Frempeei). “Vou convencer os membros da Frente Parlamentar que esses projetos podem prejudicar o segmento da microempresa e gerar vários prejuízos ao setor, disse ela, complementando que, no Amazonas “o deputado Adjuto Afonso está conduzindo esse trabalho e, lá no Congresso Nacional, vamos levar à Frempeei para que tome ciência da situação e veja de que maneira se pode garantir esses empregos que estão sendo ameaçados”, assinalou. De acordo com o Sindidrogas, no Amazonas há aproximadamente 700 drogarias, dos quais 400 se encontram instaladas em Manaus, empregando em torno de 6 mil pessoas.

fonte: http://acritica.uol.com.br/manaus/Sindidrogas-teme-demissao-trabalhadores_0_469153337.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário