segunda-feira, 25 de abril de 2011

Bactéria que provoca gonorreia mais resistente aos antibióticos



Fotografia: Jornal de Angola 

Os medicamentos já não são eficazes

A bactéria que causa a gonorreia, uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns no mundo, está a tornar-se resistente aos antibióticos actualmente disponíveis para o tratamento da doença.

Dados de 2009 dos Centros de Controlo de Doenças dos Estados Unidos da América mostram que cepas da bactéria já são ultra-resistentes à penicilina, tetraciclina e fluoroquinolona e também ao uso combinado dessas drogas.

A opção para tratar esses casos é um outro tipo de antibiótico, a cefalosporina. Porém, os dados mais recentes mostram um número cada vez maior de pessoas infectadas que já não respondem ao medicamento.
Em geral, as pessoas que adquirem gonorreia não apresentam sintomas, mas se a doença não for tratada pode levar à infertilidade e a dor crónica. Se a bactéria se espalhar pelo sangue pode causar artrite, meningite e morte.

A principal forma de prevenir a doença é o uso de preservativo durante as relações sexuais. O diagnóstico é feito a partir de um exame clínico e, se necessário, comprovado por exame laboratorial.

O tratamento é feito com antibióticos orais ou injectáveis.Os médicos evitam usar penicilina, para prevenir o aumento de super-bactérias. Quanto à cefalosporina, segundo os médicos, a indicação é usar só a injectável. 

fonte: http://jornaldeangola.sapo.ao/18/0/bacteria_que_provoca_gonorreia_mais_resistente_aos_antibioticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário