quarta-feira, 20 de abril de 2011

OMS fecha acordo sobre pandemias de gripe tipo influenza


Por Redação - 19.04.2011 às 13:46:00 - 
 






Da Radio ONU (Nova York)

OMS, assinou um acordo, neste fim de semana, para assegurar que amostras do vírus da influenza serão compartilhadas durante uma possível pandemia.
O objetivo é fazer com que parceiros da agência que precisam da informação possam tomar providências de saúde pública.
Resposta Internacional
O acordo inclui obrigações legais para a OMS, laboratórios nacionais de influenza e parceiros da indústria farmacêutica em países em desenvolvimento e desenvolvidos. A medida é uma preparação de uma resposta internacional à próxima pandemia de influenza.
O documento deverá ser apresentado à Assembleia Mundial da Saúde no próximo mês para aprovação.
A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, disse que houve um longo caminho até se chegar ao acordo, mas segundo ela, o resultado representa uma vitória para a saúde pública.
Preço Alto
Uma das maiores dificuldades da agência é obter a informação exata do tipo de vírus da influenza além do potencial dele de criar uma pandemia. Com essa informação em mãos fica mais fácil produzir uma vacina que elimine o risco causado pela doença.
A agência lembrou ainda que os países em desenvolvimento geralmente têm acesso limitado às vacinas porque não tem capacidade de produção própria ou por causa do preço alto das mesmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário