segunda-feira, 4 de abril de 2011

FDA limita dosagem de paracetamol



A agência americana do medicamento, a FDA, estabeleceu em 325mg o limite máximo de dose de paracetamol em associação com outra substância activa analgésica, presente em medicamentos de prescrição médica obrigatória, indicados na terapia da dor, avança o jornal Médico de Família.

A decisão da FDA baseia-se em estudos recentes que associam o consumo de paracetamol a lesão hepática grave. De acordo com a FDA, a medida visa “fornecer uma margem de segurança acrescida para ajudar a evitar falha hepática”, que constitui “um sério problema de saúde pública”.

A FDA anunciou ainda que, no prazo de três anos, os medicamentos que contêm paracetamol em dosagem elevada terão de ser retirados do mercado.

Adicionalmente, a FDA passou a exigir aos laboratórios produtores que incluam nos rótulos destes medicamentos um aviso destacado sobre a possibilidade de sobredosagem de paracetamol causar falha hepática.

Também passa a ser necessário incluir na rotulagem um aviso alertando para potenciais reacções alérgicas.

A FDA afirma que continua a analisar as formas de reduzir as lesões hepáticas provocadas por medicamentos que contêm paracetamol, mas destaca que “quando administrado da forma apropriada, o paracetamol é um medicamento extremamente seguro”.

A agência recomenda que os doentes não excedam a dose diária máxima de 4g.

fonte: http://www.rcmpharma.com/news/12654/51/FDA-limita-dosagem-de-paracetamol.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário