segunda-feira, 4 de abril de 2011

Descobertos cinco novos genes de risco de Alzheimer

Ao pesquisar as causas genéticas do mal de Alzheimer, cientistas identificaram cinco novos genes, dobrando o número anterior de genes ligados à doença degenerativa.
Se medicamentos ou mudanças de estilo de vida puderem ser criados para combater essas variações genéticas, mais de 60% dos casos de Alzheimer poderão ser prevenidos, segundo os pesquisadores, cujo trabalho foi publicado na revista "Nature Genetics", no domingo.
Mas essas descobertas devem demorar pelo menos 15 anos, disseram eles.
O mal de Alzheimer é a forma mais comum de demência, uma doença cerebral fatal que afeta a memória, o raciocínio, o comportamento e a capacidade de realizar afazeres comuns do dia a dia. A doença vem afetando cada vez mais as sociedades e economias de todo o mundo.
"Estamos começando a juntar as peças do quebra-cabeça e a entender melhor" a doença, disse Julie Williams, do Centro de Genética e Genômica Neuropsiquiátricas da Universidade de Cardiff, que liderou o estudo.
"Se conseguirmos eliminar os efeitos colaterais dos tratamentos com genes, esperamos que possamos então reduzir a proporção de pessoas que contraem Alzheimer a longo prazo."
Os pesquisadores afirmam que as variantes genéticas encontradas destacam as diferenças específicas em pessoas que contraem Alzheimer, incluindo variações no sistema imunológico, no modo pelo qual o cérebro lida com o colesterol e lipídios, bem como um processo chamado endocitose, que remove proteínas tóxicas do cérebro.

FARDO PARA A SOCIEDADE
A entidade Alzheimer's Disease International prevê que, conforme a população envelhece, os casos de demência dobrarão a cada 20 anos, atingindo os cerca de 66 milhões em 2030 e 115 milhões em 2050. Boa parte das vítimas se concentra em países pobres.
"O interessante é que os genes que conhecemos agora - os cinco novos, além dos anteriormente identificados - estão agrupados em padrões", disse Williams em uma entrevista em Londres.
Os cientistas suspeitam que os genes podem explicar de 60 a 80 por cento do risco de Alzheimer de início tardio, o tipo que se manifesta na velhice.
Para encontrar novas variantes do gene, Williams e um grupo internacional de pesquisadores analisaram dados de 25 mil pessoas portadores do mal de Alzheimer e 45 mil pessoas saudáveis que foram usados como "controles".
Eles descobriram que variações comuns do gene chamadas ABCA7, EPHA1, CD33 e CD2AP e MS42A estavam relacionados a um risco maior de desenvolver a doença. "Estes cinco genes agora mostram evidência convincente de associação com o mal de Alzheimer", disse ela.
Estudos anteriores sobre as últimas décadas demonstraram que as variações do gene conhecidas como CLU, PICALM, CRI, BIN1 e APOE também estão relacionadas ao risco de contrair Alzheimer.

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/897720-cientistas-descobrem-cinco-novos-genes-de-risco-de-alzheimer.shtml

Um comentário:

  1. Bastante interessante e importante para a sociedade e cientistas em geral, ótima matéria, parabéns ao Blog e seu manager Edmar.

    Esta doença Neuro-degenerativa de cunho principalmente genético (genômico), que se manifesta principalmente na 3a idade, tem sido alvo de muitas pesquisas importantes, vários trabalhos até mesmo com células-tronco, na descoberta de vários gens ligados, bem como na parte diagnóstica/preventiva, melhorando assim a qualidade de vida dos portadores, há que se resaltar ainda a produção de medicamentos mais eficazes e com menos efeitos colaterais. Salientando, não se trata de uma doença de "velhos" como muitos pensam, jovens e adultos também pode adquirir este Mal.

    abraço ae Edmar

    Edmundo Santana - o Bolha

    ResponderExcluir