sábado, 18 de maio de 2013

Conheça os farmacêuticos mais ilustres da História

Rio -  Todas as ocupações têm uma história rica e detalhes cotidianos pouco conhecidos que as tornam mais especiais. Para entreter e informar nossos leitores, o Dia Online traz, em parceira com a Estácio, textos semanais com curiosidades e informações interessantes sobre as profissões mais conhecidas e procuradas, e também sobre o mundo do trabalho em geral. Hoje, listamos farmacêuticos que foram grandes sábios e importantes cientistas que contribuíram para a saúde da humanidade. Atualmente, a maioria das pessoas nem sabe que muitos desses grandes nomes haviam seguido a carreira de Farmácia.

Foto: Banco de imagens
Grandes remédios salvaram gerações. Crédito:
Banco de imagens
Um exemplo marcante é o do grande poeta e escritor Carlos Drumond de Andrade. Embora não tenha exercido sua profissão por muito tempo, ele também era um farmacêutico. A mulher cujo nome virou símbolo do combate à violência doméstica no Brasil, Maria da Penha, que dá nome à lei, também era farmacêutica.

Outras figuras notáveis por suas invenções tiveram essa formação. O farmacêutico Alexander Flemming (1881-1955) descobriu a penicilina. Foi através da observação do fungo Penicillium notatum, que crescia como contaminante em culturas de estafilococos que ele estudava. O crescimento do contaminante liberava a penicilina, antibiótico que impedia o desenvolvimento destas bactérias nas proximidades da colônia do fungo. Esta observação trouxe grandes benefícios para o desenvolvimento da industria farmacêutica. Farmacêutico francês, Ernest Furneau criou a moderna quimioterapia. Outro francês, Claude Nativelle, contribuiu decisivamente para o tratamento de doenças do coração. É interessante saber que a primeira Botica foi aberta em 754 a.C. em Bagdá, atual Iraque.

Os feitos não se resumem a tratamentos e remédios. O farmacêutico John Pemberton, por exemplo, em 1886 em Atlanta, criou o "Tônico para o Cérebro" hoje conhecido como Coca Cola.  

A duração do curso de Farmácia da Estácio é de 10 períodos, em um total de 4.200 horas aproximadamente. A instituição possui laboratórios amplos e equipados com todas as condições de segurança para o aluno aprender com qualidade o ensino farmacêutico. Há laboratórios separados para a área de cosmetologia, farmacotécnica e controle de qualidade, homeopatia, o que facilita o aprendizado. Há ainda um laboratório exclusivo com cromatógrafo líquido de alta eficiência, chamado de HPLC, em que são ministradas aulas para graduação como um componente obrigatório da grade curricular. Isso tudo aliado a um corpo docente experiente, com mais da metade de doutores e mestres, e procuram deixar o aluno bem perto do mercado durante todo o seu curso, favorecendo a sua empregabilidade. A Estácio também oferece outros cursos na área de Saúde, como Medicina, Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Nutrição, Odontologia, e mais.

Fonte: O Dia

Um comentário:

  1. /portal/educacao/conhe%C3%A7a-os-farmac%C3%AAuticos-mais-ilustres-da-hist%C3%B3ria-1.580613

    ResponderExcluir