quinta-feira, 23 de maio de 2013

Rede de farmácias é multada no DF por jogar medicamentos em lixão

Cerca de 450 caixas de remédios foram encontrados no aterro da Estrutural.
Drogaria Rosário disse que apura o caso e segue normas de segurança.

Do G1 DF


A direção do aterro da Estrutural, no Distrito Federal, encontrou nesta quarta-feira (22) 450 caixas de medicamentos descartadas no lixão, a maior parte com data de validade vencida. Várias caixas tinham etiqueta da Drogaria Rosário.

Remédios encontrados em lixão da Estrutural, no DF (Foto: Marcus Wilson/Divulgação)Remédios encontrados em lixão da Estrutural, no DF (Foto: Marcus Wilson/Divulgação)
A rede de farmácias informou, por meio de nota, que ainda está apurando o ocorrido para tomar  providências. Também afirmou que todo descarte de medicamentos de suas lojas segue os padrões de segurança estabelecidos pelo Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde aprovado pelas vigilâncias sanitárias.
A Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) foi chamada para recolher o material e identificou a rede de farmácias como autora do descarte. A empresa foi multada em R$ 15 mil. Os medicamentos foram localizados em uma área isolada do aterro, segundo o gerente da área, Cícero Lacerda, que comunicou a Agefis.

A agência informou que, junto com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), vai entrar em contato com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária para que os remédios recolhidos tenham o descarte adequado. “Estes medicamentos são tóxicos, fazem mal ao meio ambiente e às pessoas que lidam com resíduos nos aterros”, disse a superintendente de fiscalização de limpeza urbana da Agefis, Cláudia Virgínia Pereira.
Cláudia informou que a drogaria tem responsabilidade compartilhada quanto ao descarte dos medicamentos que vende, estão vencidos ou impróprios para consumo. As drogarias devem devolver para os fabricantes esses remédios para que eles deem a destinação adequada.

Fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário