sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Bactérias resistentes desafiam Congresso sobre doenças infecciosas

CHICAGO, EUA — O crescente aumento em todo o planeta de bactérias multirresistentes aos antibióticos e a mobilização dos pesquisadores para enfrentá-las estão no centro do principal congresso sobre doenças infecciosas (ICAAC), reunido neste fim de semana em Chicago.

"A resistência aos antibióticos no mundo é claramente o tema da atualidade, já que se pode observar em todas as partes a mesma coisa, infecções por bactérias cada vez mais resistentes" e mais frequentemente fora do meio hospitalar, explica à AFP o médico Laurent Poirel, infectologista francês do Hospital de Kremelin-Bicêtre, perto de Paris.

Vários trabalhos sobre estes problemas são apresentados no 51º Congresso da ICAAC (Interscience Conference on Antimicrobial Agents and Chemotherapy) que reúne 9.000 participantes, entre eles 6.000 pesquisadores, até a próxima terça-feira.

"Se algo rápido não for feito logo, se perderá a guerra contra a multirresistência microbiana, o que abriria a porta para a próxima pandemia", adverte o médico Jean Cardet, consultor da Organização Mundial da Saúde, que lançou uma iniciativa em abril contra este fenômeno e propõe um uso moderado dos antibióticos.
Cardet faz referência à bactéria Eceh (E.coli), responsável pela morte de 51 pessoas neste ano na Europa, sobretudo na Alemanha, e que era ultrarresistente, assim como a superbactéria NDM-1 (New Delhi metalo-lactasa), uma ameaça persistente.

De fato, trata-se de um gene na bactéria que produz este tipo de enzima capaz de destruir os antibióticos, um mecanismo observado em outros micróbios.

Este médico destaca em uma entrevista à AFP em Chicago que é preciso distinguir entre as bactérias chamadas gram-positivas, como o estafilococo dourado, e as gram-negativas, tais como o E.coli, a salmonela e a pseudomona. Estas últimas representam 60% de todas as infecções e são estas bactérias em particular as quais o atual arsenal de antibióticos tem dificuldades de combater.

fonte: http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5hwjW2s-MBZ_i3wZgZYWHWQa5bbJg?docId=CNG.c076d43c82f3d155dff884aad270a0f2.81

Nenhum comentário:

Postar um comentário