sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Portugal - Receitas falsas usadas para comprar medicamentos que depois eram vendidos no mercado negro

Dois homens detidos em farmácia de Paredes
Receitas falsas usadas para comprar medicamentos que depois eram vendidos no mercado negro
Dois homens foram detidos, na sexta-feira da semana passada, depois de aviarem uma receita falsificada numa farmácia do centro da cidade de Paredes. Com 28 e 30 anos, estes indivíduos são suspeitos de terem comprado centenas de medicamentos que beneficiam de elevadas comparticipações estatais para, posteriormente, vender no mercado negro. Segundo fonte da GNR, os homens terão utilizado as receitas falsificadas em dezenas de farmácias dos distritos do Porto e Braga, algumas das quais situadas em Paredes e Penafiel.
 
Estado prejudicado em milhares de euros
Tudo começou com o furto de vinhetas a uma médica residente no Porto, que chegou a apresentar queixa na PSP. Em seguida, a dupla utilizou estas vinhetas em receitas que eles próprios preenchiam e assinavam. Entre os medicamentos prescritos estavam sempre fármacos de elevado preço, mas que beneficiam de uma elevada comparticipação do Estado. Normalmente, eram escolhidos medicamentos da área da psiquiatria, que compravam por cerca de seis euros, mas que conseguiam vender no mercado negro por quantias a rondar os 200 euros.


Tal esquema terá prejudicado o Estado em milhares de euros, uma vez que terá sido colocado em prática, pelo menos, nos últimos dois meses.

As investigações do Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Penafiel começaram após a denúncia dos responsáveis de uma das farmácias onde algumas receitas foram aviadas. E foram estes investigadores que, na manhã desta sexta-feira, apanharam em flagrante os indivíduos a aviar uma das receitas falsificadas numa farmácia de Paredes.

Depois das detenções foram efectuadas buscas às casas dos indivíduos, durante as quais foram apreendidas várias dezenas de embalagens de medicamentos e "grande quantidade de prova documental". Um computador portátil, um veículo de gama média utilizado pelos indivíduos e cerca de mil euros em dinheiro também foram apreendidos.

Os homens foram constituídos arguidos e libertados.

fonte: http://www.verdadeiroolhar.pt/materias.php?secao=paredes&id=19264

Nenhum comentário:

Postar um comentário