quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Por dia, cerca de 500 brasileiros descobrem que têm diabetes

Manter o peso, não fumar, ter uma alimentação saudável, praticar exercícios e fazer check-ups regulares são cinco dicas úteis para prevenir a diabetes.

Por dia, cerca de 500 brasileiros descobrem que têm a doença, que acomete 10 milhões no país. Em todo o mundo, a epidemia atinge 366 milhões de pessoas e mata 4,6 milhões por ano. Para aprofundar o assunto, o Bem Estar desta quarta-feira (28) recebeu os endocrinologistas Alfredo Halpern e Marília Gomes.





Pães, bolos, macarrão ou doces viram açúcar dentro do corpo, algo fundamental para termos energia e desempenharmos as atividades do dia a dia. Mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, no máximo, de 3 a 4 colheres de açúcar por dia. Quatro colheres de macarrão, um pão francês e uma fatia de bolo, por exemplo, já contêm 2,5 colheres.

Para medir os níveis de glicemia (açúcar) no sangue, os diabéticos usam o chamado "teste de destro", uma maquininha que dá um furo no dedo e analisa o sangue. Quanto maior o nível de açúcar, mais difícil é para o corpo carregá-lo para dentro das células, onde ele vai virar energia. Veja abaixo os parâmetros usados:

Menos de 100 mg/dl – Normal
De 100 a 127 mg/dl – Pré-diabetes
Mais de 127 mg/dl – Diabetes

Frutas com alto índice glicêmico:

Banana
Mamão e papaia
Manga
Uva
Caqui
Fruta do conde

Frutas com baixo índice glicêmico:

Pera
Maçã
Morango
Pêssego

Fonte: G1.globo.com

Divulgado por: http://www.pheventosbr.com.br/ph-eventos-noticias-texto.asp?Noticia=886#.ToR2MDx34lU.facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário