segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Museu Farmacêutico de Pelotas na Furg

Foto: Divulgação/JA
Museu Farmacêutico de Pelotas na Furg
Acervo reúne mais de 4 mil peças, entre frascos antigos, livros raros, equipamentos para manipulação, entre outros

O Museu Farmacêutico Moura estará representado, com parte de seu acervo, no 1º Seminário de História e Patrimônio – Diálogos e Perspectivas, promoção do Programa de Educação Patrimonial, da Fundação Universidade Federal de Rio Grande (Furg), que será realizado nos dias 28, 29 e 30 de setembro, no campus Carreiros.

Na abertura do evento, às 18 horas de quarta-feira, 28, será palestrante para mais de 200 convidados, o farmacêutico e bioquímico, integrante da Academia Nacional de Farmácia, José Gilberto Perez de Moura, que abordará o tema “História da Farmácia e Patrimônio Farmacêutico”. Logo a seguir, serão abertas ao público as portas do Museu Farmacêutico Moura para que os visitantes tenham acesso a algumas peças da instituição que mantém um acervo de mais de quatro mil itens, junto à Farmácia Natura, na rua XV de Novembro, 612, em Pelotas.

No local, para dar maior amplitude ao patrimônio histórico colecionado, um sistema de projeção permitirá aos convidados conhecer, por filmagem, ao conjunto do museu.

Durante os três dias do evento no campus Carreiros, estudantes e convidados poderão visitar a instalação referente ao museu.
O proprietário da Farmácia Natura, José Gilberto Perez de Moura, ao longo de sua trajetória, em viagens pelo Brasil e exterior, adquiriu objetos históricos e começou o trabalho de montagem do acervo com o Memorial Farmácia Natura. A criação do museu só foi efetivada em março de 2009, como um registro da história da profissão, um tributo aos antigos boticários e às futuras gerações.

O Museu Farmacêutico Moura reúne hoje mais de quatro mil peças históricas, frascos antigos, livros raros, documentos preservados, equipamentos para manipulação (balanças, pesos, cadinhos, etc.), maletas com conteúdo farmacêutico e medicamentos de vários países.

Fonte: http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=1&n=17843

Nenhum comentário:

Postar um comentário