quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Ibuprofeno aumenta risco de aborto espontâneo

comprimidos


Tomar analgésicos com ibuprofeno durante a gravidez duplica os riscos de aborto espontâneo. O risco é ainda mais elevado para as mulheres que tomam medicamentos com esse princípio activo desde pouco antes da concepção até às 20 semanas de gestação.

Um estudo publicado no Canadian Medical Association Journal revela que os riscos não são conhecidos de muitas grávidas que continuam a tomar este tipo de medicamentos, ignorando os avisos incluídos na bula. Uma em cada cinco grávidas recorre a ibuprofeno para alívio da dor. Foram recolhidos dados de mais de 47 mil mulheres com idades entre os 15 e os 45 anos.

O ibuprofeno aumenta o risco de a implantação da placenta não se fazer da forma mais saudável, o que conduz muitas vezes a uma perda gestacional. Calcula-se que uma em cada oito gravidezes acabe em aborto espontâneo, situação mais frequente nas primeiras doze semanas de gestação.

Os investigadores apontam a necessidade de alertar as mulheres para os riscos do ibuprofeno. E de as informar que, em caso de necessidade, podem usar como analgésico o paracetamol, que não tem riscos associados.

fonte:  http://www.tvi24.iol.pt/maternidade/gravidez-medicamentos/1278650-5535.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário