quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Atenção Farmacêutica reportada por colegas no seu dia a dia

Sobre a pílula do dia seguinte - By Saulo Schimidt

Sobre a pílula.. um senhor de +/- 30 anos comprava a dita pílula 2 vezes por semana na farmácia.
Certo de que aquilo não era certo e os demais sempre diziam... ele não está nem aí para a vida da outra pessoa, só quer saber de não ser pai e isso ou aquilo..
.
Eu nem dei bola e chamei esse cara na sala de injetáveis... ficamos uns 15 minutos conversando... falei que aquele medicamento correspondia a pelo menos uma cartela mensal de anticoncepcional diário em uma só vez, é uma elevada taxa de hormônios disse a ele.
Por sua vez me questionou no que isso poderia implicar... e tal, dizendo que acreditava que aquilo não era certo mas que não conseguia transar com a camisinha e que não sabia o que poderia causar de mal mas sabia que não era 100% seguro... (aí que eu vejo, ninguém explica mais nada na teoria de que cliente nenhum quer saber), então disse sobre alteração corporal, estrias, celulites, enxaquecas e até câncer poderia ocorrer por que altera a estrutura fisiológica da mulher sem falar no risco de tolerância...

Ele se assustou e me perguntou o que fazer pq ele não quer que nada de mal aconteça a namorada dele (nem mencionarei a idade pq eu fiquei apavorado em saber quantos anos tinha a bendita criatura) só sei que disse para ele procurar um médico e avisar sem mentir quantas vezes ele ja fez ela tomar essa pilula no intervalo de 4 meses que foi quando eles começaram a usar deste artifício.. e orientei ele a conversar com um médico sobre reeducar o organismo dela e pra tentar injetável, anel ou adesivo sei lá o que for mas buscar formas de uso prolongado mais seguro do que os comprimidos que eles tem medo de esquecer usar e deste bendito uso de urgência...
 
Eu não tenho muita experiência em Drogaria, mas nos anos que estive eu vi tanta coisa que me deixa aterrorizado, é como se a educação em saúde nunca existiu para certas pessoas que o pior, são de classes consideravelmente "estáveis" sócio-economicamente falando...

Eu vejo uma falta de empenho da classe Farmacêutica que me dói.

Outro exemplo que tive nos meus últimos dias foram, um senhor usando alta dose de Enoxoparina sódica + Ácido acetilsalicílico entre outros para evitar trombos... ele ainda tinha problemas musculares que fazia uso quase direto de torsilax (muito prescrito e consumido por aqui) e, a uns dia atrás em outra farmácia de FARMACÊUTICO se queixou ao "nobre" colega FARMACÊUTICO das dores de garganta e este "infeliz" lhe vende todas as precrições da receita e mais o "bendito" ibuprofeno 600mg para a garganta do paciente por indicação do farmacêutico... que que eu fiz?


Listei o Clexane, o AAS, o diclofenaco dentro do trosilax, mais o ibuprofeno 600 e disse a ele levar ao médico e avaliar tudo que ele estava tomando sobre o grave risco que ele estava passando e atestei meu carimbo e disse para levar a resposta do médico ao farmacêutico que lhe fez o des"favor"... ele voltou depois e me agradeceu, o médico ficou surpresso pela minha postura e orientou ele a me agradecer... o mesmo aconteceu com o homem da pilula... valeu minha semana essas coisas...




Nenhum comentário:

Postar um comentário