sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Criado comitê para elaborar proposta de regulamentação Lei dos Antimicrobianos em Goiânia

- Sinfargo vai Secretariar a ação - 

Um  Comitê Técnico de Regulamentação  ao Projeto de Lei Municipal 105/2011, que dispõe sobre o controle de medicamentos a base de substâncias classificadas como antimicrobianos, aprovado na Câmara Municipal de Goiânia em 8 de agosto último,  foi criado pelo CRF-GO e teve sua primeira reunião no dia  17 de setembro, com a participação do Sinfargo,  da Feifar, dos professores farmacologistas Guilhermino Pereira Nunes e Rodrigo Taminato,  da Vigilância Sanitária de Goiânia, Superintendência de Vigilância Santiária, da Anfarmag, Sincofarma-GO, e representtantes do próprio CRF, entre outros.

Na reunião , coordenada pela Presidente da entidade Ernestina Rocha , a Diretora do Sinfargo Mirtes Bezerra foi escolhida como Secretária da Comissão, que terá como Presidente Willian Cruvinel (Conselheiro do CRF-GO) e Daniel Jesus de Paula (Conselheiro CRF-GO), como Vice.

De acordo com Mirtes, o objetivo do trabalho será  elaborar uma proposta com  parâmetros claramente definidos para que o  farmacêutico possa se apoiar  e atuar dentro dos limites de sua profissão. Depois de aprovada em plenária, a proposta será encaminhada à Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, responsável pela regulamentação da Lei dos Antimicrobianos.

O Comitê foi dividido em três sub-comissões, com a participação de especialistas técnicos, experientes e de notório saber com tarefas distintas, entre elas a de elaborar uma lista de recomendações de quais serão os antimicrobianos permitidos para a prescrição farmacêutica, e os critérios  para a dispensação.

“Fiquei muito feliz com a reunião, acho que começamos bem. E vamos conseguir definir os padrões éticos e de responsabilidade, ao mesmo tempo em que poderemos estabelecer os critérios de segurança para atuação do farmacêutico dentro da legalidade”, observou Mirtes.

A próxima reunião do Comitê  Técnico de Regulamentação da Lei dos Antimicrobianos será no dia 26 de setembro, para elaboração  do texto final que deve ser apresentado em sessão plenária do CRF, em 30 de setembro.

Fonte:Assessoria de Imprensa do Sinfargo, com informações do CRF-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário