quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Bebê quase morre após pais receberem remédio trocado em farmácia de Assis


Medicamento vendido pela farmácia aos pais da criança


O leitor Diego José Franco entrou em contato com o canal Fale Conosco do Assisciity.com para apresentar uma denúncia nesta segunda-feira (16). "Tenho a intenção de divulgar um problema de saúde pública por qual passei, problema de ordem gravíssimo, referente a uma farmácia aqui de Assis", anunciou. O assisense informou que esteve no dia 13 de setembro de manhã no Hospital Maternidade de Assis para consultar a filha de 1 ano e 8 meses, com uma pequena inflamação do ouvido esquerdo, sendo que a médica receitou um antibiótico e uma "Novalgina Solução" para uso pediátrico em mililitros e não gotas.

Relata Diego que foi até a Farmácia Drogasil para comprar o medicamento, foi para casa e, seguindo a receita da médica, a esposa ministrou a dose de 3,5 ml, onde teve início o problema. "Foi constatado que a farmacêutica que o atendeu repassou um remédio diferente, um "Novalgina Gotas Concentrado", que administrado conforme a dose pedida na receita, ou seja, 3,5 ml, equivalem a cerca de 65 gotas", revela.

O pai da criança classificou o erro da farmacêutica como "grotesco". "Ela leu a receita (a letra da médica é super legível), preencheu a ficha atrás da receita (assinou nome, colocou idade e peso da minha filha, e assinou com seu CRF e nome), e nos entregou o remédio. Minha filha entrou em estado de choque que poderia ter sido fatal se não fosse nossa desconfiança", explica. Nesse momento a família entrou em contato com uma prima da esposa, que é farmacêutica. "Ela disse para levar nossa filha às pressas para o hospital, pois poderia entrar em estado de choque. Essa foi a nossa sorte, ter ligado para ela nesse momento, se não tivéssemos tido a sensibilidade de ligar, minha filha tomaria durante o período noturno essa dose letal de 5 em 5 horas, conforme a farmacêutica o fez", escreveu.

INVESTIGAÇÃO E PROVIDÊNCIAS

Diego José Franco informou que procurou a polícia e registrou o boletim de ocorrência de nº 2106/2013 de natureza Incolumidade pública,substâncias nocivas a saúde-modalidade culposa (artigo 278,paragrafo único). O delegado Sidney Antonio Carli vai instaurar o inquérito policial para apurar os fatos e a farmácia onde o erro aconteceu iniciou a tomada de providências. "Tivemos uma visita da gerente Drogasil de Assis, da qual falou que tomará medidas administrativas", explica Diego.

BEBÊ AINDA TEM FEBRE

Apesar do susto, o pai da bebê considera que teve enorme sorte. "Disseram que essa irresponsabilidade poderia ter tido consequências gravíssimas. Minha filha foi liberada do hospital, mas ainda está em estado de atenção, pois desde sábado apresenta febre alta (38 a 39ºC), e está bem debilitada", relatou.

O principal desejo do assisense com a divulgação do acontecido pela imprensa é de que fatos semelhantes não se repitam. "Como pai farei de tudo para que casos como esse não ocorram novamente com outras famílias. Estarei encaminhando ofício de denúncia ao Conselho Regional de Farmácia, assim como farei uma denúncia ao Procon da cidade, referente aos serviços prestados pela empresa em questão.

DROGASIL

Em nota, a Drogasil se manifestou da seguinte forma: A Drogasil lamenta o ocorrido e informa que está prestando completa assistência à cliente. A empresa ressalta ainda que está tomando as providências administrativas junto à equipe de loja.

10 comentários:

  1. Caros colegas farmacêuticos, diante da notícia que acabo de ler,sinto-me obrigada a escrever meu desabafo

    "Não é a toa que devemos ter como lema que a diferença entre o remédio e um veneno é a a dose. No entanto, milhares de farmacêuticos chegam ao mercado de trabalho acreditando saber o bastante para atender clientes em um balcão de drogaria.
    Na correria do cotidiano, forçados a cumprir metas ou atender rapidamente porque a fila está grande,esquecem a importância da dispensação de um "simples dipirona" ou até mesmo uma vitamina C para um paciente com problemas renais. É nessa hora que faz falta a consistência e regularidade no estudo dos pilares da profissão farmacêutica : FARMACOLOGIA E FARMACOTERAPIA. É necessário e fundamental estar alerta a cada venda, cada atendimento, ler uma,duas,três ,vezes a receita, posologia, prestar atenção farmacêutica ao paciente,de maneira a saber o porque ele está fazendo uso de determinada substância e qual sua enfermidade ,para a partir disto, esclarecer todas as dúvidas (SUAS E DO PACIENTE) para praticar uma dispensação correta e segura ,confiando a segurança e eficácia do tratamento.
    Ser minuscioso na análise do produto antes da dispensação a fim de garantir que este é o prescrito na receita, e se necessário realizar uma troca, estar certo de que está realizando de forma correta, calculando novamente a dosagem e o intervalo de administração para que a ação seja a mesma.

    Enfim, nunca faça nada na DÚVIDA, pois pode custar uma vida!

    ResponderExcluir
  2. Convenhamos que houve erro por parte médica também, uma vez que ela prescreveu ¨Novalgina Solução¨ dando margem para erro na interpretação (gotas ou xarope?), que se agravou vindo de um profissional farmacêutico que não se atentou para o fato que se tratava de Novalgina Xarope, mas o erro poderia ter vindo dos próprios pais se tivesse o medicamento em casa (dipirona gotas, se quer é tarjado). PRESCRIÇÃO MÉDICA É COISA SÉRIA! ATENÇÃO COLEGAS MÉDICOS E FARMACÊUTICOS!! TELEFONE SEM FIO É BRINCADEIRA PRA CRIANÇA, TRABALHAMOS COM VIDAS! SEJAMOS CLAROS NO QUE PRESCREVEMOS (MÉDICOS) E NO QUE ESTAMOS INTERPRETANDO E ADMINISTRANDO (FARMACÊUTICOS).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, entendo bem o seu ponto de vista, mas, a falha total foi da farmacêutica, afinal, NOVALGINA SOLUÇÃO é muito diferente de NOVALGINA GOTAS. Outra coisa, para nós que trabalhamos em farmácia, estamos cansados de fazer vários tipos de perguntas em casos de dúvidas quanto a dispensação de todo e qualquer medicamento!
      Você não se questionaria quanto à 3,5 ml para uma criança ou 65 gotas para a mesma?

      Toda atenção se faz mais que necessária, afinal, quando o médico pede NOVALGINA e tem q ser gotas, ele nunca prescreve na posologia "Administras X mls de tantas em tantas hs", MAS SIM, "Tomar N gts de tantas em tantas hs!".

      Porém, entendo que errar é humano, mas quando se trata de MEDICAMENTOS, devemos ter EXTREMA ATENÇÃO, afinal, um simples erro pode causar um dano irreversível!

      Excluir
    2. Não concordo, pois se ele colocou solução é de responsabilidade do balconista ou farmâceutico(a) compriender que é o novalgina para bebê essa que vem com a bibetinha, e outra devemos ter conhecimento daquilo que trabalhamos, porque até para adulto essa dosagem seria incorreta e exagerada. CADÊ A ORIENTAÇÂO FARMACEUTICA DESSA FARMÁCIA ?!

      Excluir
  3. Acontece com balconistas de farmácia que querem vender para ganhar a comissão sem prestar a devida atenção, sou balconista de farmácia há 41 anos e nunca aconteceu comigo tamanho absurdo.
    Em 1998 estive em Curitiba a tratamento com pneumologista, o mesmo me prescreveu Foradil inalador, e o Farmacêutico conferiu a receita e liberou......e na verdade eles estavam me vendendo Floratil caps, então eu falei como Floratil? eu não estou com problemas intestinais e sim pulmão!! pediram desculpas! agora vcs vejam que absurdo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o problema....
      O balconista vende... O Farmacêutico assume a responsabilidade.
      É simples assim.
      Por isso, urge a ATITUDE e a ASSERTIVIDADE do profissional Farmacêutico.

      Excluir
  4. Caros colegas farmacêuticos, acabo de ler uma noticia que me fez refletir como esta sendo a nossa formação acadêmica, pois passamos uma parte de nossas vidas se dedicando a nossa formação profissional. O fato é que tem muitas instituições por esse brasil a fora que não oferece uma preparação adequada a esses profissionais, que quando se deparam com o dia a dia lá fora, seja em laboratórios, drogarias, farmácias não possuem conhecimento suficiente para lidar com uma simples prescrição medica de uma "DIPIRONA". Isso não é só para os FARMACÊUTICOS não, é para todas as classes da saúde que envolvem MÉDICOS, ENFERMEIROS, ETC..., POIS A CADA DIA UM EPISODIO ISOLADO ACONTECE, não afeta só os que estão envolvidos, mas todos nós que exercemos essa linda profissão. Sejamos, mais cautelosos, e acima de tudo sempre buscar informações, nós mantermos SEMPRE atualizados, pois somos responsáveis por vidas.

    ResponderExcluir
  5. 1750g do medicamento dose, 7g diária... para uma criança... faltou atenção por parte da colega. Os país não são culpados por não saber interpretar concentrações, e foram orientados a conversão de gostas para ml.

    ResponderExcluir
  6. Provavelmente ela achou que a receita era para quem estava comprando ( a mãe da criança) já que na receita não vem escrito "Bebê ou recém nascido", mas apenas o nome do paciente. Por isso é importante sempre perguntar para quem é o medicamento prescrito antes de dispensar.

    ResponderExcluir