segunda-feira, 16 de setembro de 2013

CARTA - Fiscalização nas farmácias

Muito boa a colocação do fiscal da Vigilância Sanitária José Carlos da Silva em artigo publicado nesta semana no “AN Jaraguá”, no qual disse que não se pode brincar com a saúde da população. Se lutamos por melhores condições de saúde, o caminho é a prevenção e, infelizmente, só conseguimos isso por meio da fiscalização.

Acho oportuno o momento para comentarmos sobre as farmácias, clínicas, consultórios e outras áreas da saúde de nossa região que também devem ser fiscalizadas pela Vigilância Sanitária.

Como está a situação da venda de antibióticos em nossa região? O consumidor não sabe em quem acreditar. Chega em um farmácia e o produto só é vendido com receituário válido para dez dias, sem rasuras, com carimbo e CRM do médico. Em outras, nem a receita pedem.

Quem está correto? Quem deveria ganhar com isso seria a população, com uso racional de medicamentos, mas, infelizmente, é o povo quem está sendo feito de bobo. Se entra numa farmácia que cumpre a legislação, corre o risco de sair de lá sem o produto, por falta de algum item previsto em legislação e que o médico esqueceu de colocar; ou se sujeita a aceitar o que a farmácia ‘vale tudo’ oferecer, pois não é levada a rigor a prescrição médica. Muitas vezes, são vendidos produtos que o médico não prescreveu.

Pergunto: vale a pena investir em médicos se em nossa região algumas farmácias fazem o que bem entendem? Já tivemos escândalos com a Anvisa fiscalizando e o descaso continua o mesmo.

A Vigilância Sanitária começou pelos bares e restaurantes. Chegará com a mesma competência nos estabelecimentos de saúde? Torço imensamente que sim.

José Pedro Soares, Secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores do Vestuário de Jaraguá e Região
Postado por daiana_constantino, às 17:18

Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/painelregional/2013/08/24/carta-fiscalizacao-nas-farmacias/?topo=84,2,18,,,77




Nenhum comentário:

Postar um comentário