terça-feira, 15 de março de 2011

Como saber se um medicamento é verdadeiro?

Na hora da compra , verifique na embalagem do medicamento :

• Número do lote: o número impresso na parte de fora da caixa deve ser igual ao que vem impresso no frasco ou na cartela interna.
• Data de validade do produto.
• Número de registro na Anvisa.
• Número de telefone para tirar dúvidas com o fabricante.
• Lacre de segurança, inclusive para soros e xaropes.
• Durante o ano de 2010, a raspadinha da embalagem será substituída pelo novo item de segurança.

RASTREABILIDADE DE MEDICAMENTO
Em 2009, foi sancionada a Lei 11.903 que institui o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos, chamada lei da rastreabilidade.
Esse sistema vai utilizar tecnologias que vão permitir a recuperação das informações necessárias para conhecer o caminho percorrido pelo medicamento desde sua produção ate sua entrega ao consumidor.

Como vai funcionar?
A Anvisa determinou que todo medicamento terá um número exclusivo, o Identificador Único de Medicamento (IUM), que constará em uma etiqueta de segurança produzida pela Casa da Moeda do Brasil, fixada em cada caixinha de medicamento em circulação no país.
As farmácias e drogarias deverão dispor de um leitor eletrônico do IUM, o qual permitirá que seja conhecida a procedência e autenticidade de cada medicamento evitando assim a fraude a a falsificação.

Quando será implantada ?
A Lei prevê que o sistema será implantado gradualmente em até três anos. Neste primeiro ano estão sendo definidos os requisitos que envolvem fabricantes e fornecedores de medicamentos e nos próximos dois anos o sistema será implantado em todo país.
---------------------------------------------------------------------------
IMPORTANTE
Este sistema permitirá minimizar o comércio e o uso de medicamentos irregulares. Assim, teremos maior segurança sobre a qualidade e a procedência do produto adquirido pelos consumidores e será possível identificar fontes de desvios de qualidade e reduzir os custos dos fabricantes.
---------------------------------------------------------------------------
fonte: http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/6f35e90043e83690a3e0bbf12823b55a/Cartilha+BAIXA+revis%C3%A3o+24_08.pdf?MOD=AJPERES&useDefaultText=0&useDefaultDesc=0

Um comentário: