terça-feira, 1 de março de 2011

Diretoria do CRF-AL alerta sobre os Cursos de Técnicos de Farmácia


23/02/2011
Nos últimos anos, este Regional tem conquistado avanços importantes em defesa do farmacêutico e de seu papel na promoção à saúde. No entanto, diversos obstáculos se apresentam à profissão, a exemplo de decisões judiciais que permitiram a alguns TÉCNICOS DE FARMÁCIA assumir responsabilidade técnica por farmácias e drogarias.

Não nos surpreende que tais decisões sejam proferidas por magistrados que desconhecem a profissão farmacêutica, mas, sim, é surpreendente que o próprio Farmacêutico esteja formando o Técnico de Farmácia.

Farmacêuticos com uma visão equivocada da realidade destes cursos, crêem que estão formando um “AUXILIAR”, que irá desenvolver suas atividades sob orientação e supervisão do Farmacêutico. Contudo, o certificado de “TÉCNICO DE FARMÁCIA” tem possibilitado a estes profissionais a assunção de responsabilidade técnica, amparada por decisões judiciais, em farmácias e drogarias.

No Brasil já são aproximadamente dois mil técnicos de farmácia que conseguiram judicialmente a condição de responsável técnico por farmácias e drogarias, fechando, assim, postos de trabalho antes ocupados por profissionais Farmacêuticos. No ano de 2010, já tivemos em Alagoas a concessão de responsabilidade técnica a dois técnicos de farmácia.

A situação tende a agravar-se, visto que, em Alagoas, há dois cursos de formação em técnico de farmácia, lamantavelmente, um deles com sistema de educação à distância e possuindo em seu corpo docente vários farmacêuticos.

Enquanto lutamos arduamente para garantir espaço no mercado de trabalho, esses farmacêuticos, com uma visão equivocada, não vêem que estão formando profissionais que, futuramente, munidos de decisões judiciais, irão tomar suas responsabilidades técnicas.

O CRF/AL mantém-se fiel aos princípios de defesa da profissão e repudia veementemente a atitude dos Farmacêuticos que se propõem a ministrar aulas para os cursos de Técnicos de Farmácia.

Fonte: Diretoria do CRF-AL 
 
http://www.crf-al.org.br/noticia/show/31/diretoria-do-crf-al-alerta-sobre-os-cursos-de-tecnicos-de-farmacia

2 comentários:

  1. olha a visão desse sujeito,mostra a incapacidade do crf de lidar com a situação ,tem sim o direito de exercer o sua profissão os técnicos ,prepotente e sem visão do futuro ,desrespeitando a lei e passando por sobre as diretrizes do MEC
    o registro de técnico é possível independente da situação , com ou sem registro o mesmo pode ingressar na justiça e obter êxito .
    esses diretores do CRFS agem como verdadeiros donos do conselho ,criaram uma ditadura nos CRFs ,se perpetuando no poder e agindo com a mente do século passado ,a máxima burocracia possível.
    torando o nosso dinheiro a esmo.

    Sônia Maria o Souza -farmacêutica-SP

    ResponderExcluir