quinta-feira, 9 de junho de 2011

Cuidado com os perfurocortantes

As farmácias e drogarias que realizam aplicações de injeção devem adotar alguns procedimentos básicos para garantir a segurança de seus clientes e funcionários. O manuseio dos infectantes perfurocortantes e infectantes não perfurocortantes devem obedecer a um padrão.

Mas o que são infectantes perfurocortantes? Segundo a Resolução número 5/93 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), são seringas, agulhas, escalpes, ampolas, vidros de um modo em geral ou qualquer material pontiagudo ou que contenham fios de corte capazes de causar perfurações ou cortes.

E os infectantes não perfurocortantes? Segundo a mesma Resolução, são os materiais que contenham sangue ou fluídos corpóreos. No caso das farmácias e drogarias são os algodões com sangue.

Para evitar acidentes e multas, é importante obedecer á legislação vigente e treinar os funcionários envolvidos.

O treinamento deve ser aplicado os funcionários que tem contato com está área, geralmente atendentes de medicamentos. É bom lembrar que para aplicar injeção na farmácia, o atendente deve ser capacitado, ou seja, deve ter feito o curso de aplicação de injeção e possuir certificado do mesmo. No Brasil temos alguns cursos que capacitam a aplicação de injetável, mas isto não dispensa o treinamento periódico do funcionário pelo farmacêutico.

Os funcionários devem recebem também orientações sobre como manusear o material e acondicionar os infectantes perfurocortantes ou não perfurocortantes e para isso, seguem algumas dicas de treinamento:

Dicas de Treinamento:

1- Mostre todos os materiais considerados perfurocortantes e informe a necessidade de serem descartados imediatamente após o uso.

2- O local adequado para o descarte de infectantes perfurocortantes deve ser em recipientes estanques, rígidos, com tampa e identificados (tipo DESCARTEX), localizados no local de sua geração. 
 
3- O funcionário deve ser informado como montar o recipiente rígido (tipo DESCARTEX) e qual o melhor local para coloca-lo (não deixa-lo no chão, em local úmido ou passível de respingamento).

4- O local adequado para o descarte de infectantes não perfurocortantes deve ser o saco branco leitoso. Estes sacos são padronizados pela ABTN - NBR. 9190 e NBR 9191 de 1993. A lixeira da sala de aplicação deve dispor de pedal para evitar o contato manual com a tampa.

5- O funcionário deve ser informado para lavar as mãos antes e após aplicar injeção.

6- O uso de luvas é opcional, pois os riscos maiores ocorrem no caso de perfurações.

7- Enfatizar que é expressamente proibido o esvaziamento desses recipientes para o seu reaproveitamento.

8- Orientar que as agulhas descartáveis devem ser desprezadas juntamente com as seringas, sendo proibido reencapá-las ou proceder a sua retirada manualmente. Caso seja indispensável, a sua retirada só é permitida utilizando-se procedimento mecânico.

9- Para os funcionários que aplicam injeção é necessária a vacinação contra a Hepatite B e outras doenças infecciosas.

10- Os recipientes para os materiais perfurocortantes devem receber a inscrição de PERFUROCORTANTE e a inscrição de acordo com a sua contaminação e devem ser acondicionados em saco plástico branco leitoso. Estes sacos são padronizados pela ABTN - NBR. 9190 e NBR 9191 de 1993.

11- Informar que os demais resíduos provenientes da sala de aplicação (embalagens, papel, etc), devem ser acondicionados em saco de lixo comum. A lixeira da sala de aplicação deve dispor de pedal para evitar o contato manual com a tampa.  

12- Orientar que os resíduos infectantes perfurocortantes e infectantes não perfurocortantes são recolhidos por um serviço especializado que geralmente pertencem às prefeituras. Esses resíduos não podem ser reciclados. A Prefeitura passa semanalmente para recolher o recipiente tipo Descartex e o saco leitoso branco. Enquanto o material aguarda a coleta, deve ficar acondicionado em lugar reservado. O funcionário deve entender o motivo dos cuidados necessários.

13- O funcionário deve ser orientado a nunca carregar o resíduo junto ao corpo.

OBS: É considerado resíduo farmacêutico o medicamento vencido e/ou contaminado. No caso de descarte destes resíduos, os mesmos devem ser embalados e identificados como resíduos farmacêuticos.


EM CASO DE FERIMENTOS:

Em pele íntegra: Lavar o local com água e sabão e comunicar imediatamente o acontecido ao farmacêutico responsável.

Em mucosas: Lavar o local com solução fisiológica a 0,9% ou água em abundância por 10 minutos e comunicar imediatamente o acontecido ao farmacêutico responsável.

A informação na área de saúde é o único remédio eficaz para acrescentar o verdadeiro "valor" a venda. A aplicação das informações acima garante um patrimônio que as farmácias possuem ... a saúde dos atendentes.

Bom trabalho!!!

Dra. Giovanna Dimitrov - CRF SP 15.794

Consultora Farmacêutica - www.marcad.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário