quarta-feira, 1 de junho de 2011

FDA revê segurança de contraceptivos orais contendo drospirenona


01/06/2011 - 14:06
A FDA (entidade que regula os medicamentos nos EUA) anunciou terça-feira que está a realizar uma análise da segurança de contraceptivos orais contendo drospirenona depois de dois estudos publicados recentemente terem sugerido que podem aumentar o risco de tromboembolismo venoso (TEV). Os contraceptivos orais que contêm drospirenona incluem as pílulas Yaz® e Yasmin® da Bayer (drospirenona/etinilestradiol), avança o site FirstWord.

Segundo a FDA, os dois estudos sugerem que mulheres que tomam contraceptivos orais têm entre duas a três vezes mais probabilidade de sofrer um TEV do que aquelas que tomam contraceptivos contendo levonorgestrel. A FDA disse que esse risco elevado não tem sido observado noutros estudos e que "está actualmente a avaliar os resultados conflituantes a partir desses estudos e vai considerar toda a informação actualmente disponível para avaliar plenamente os riscos e benefícios das pílulas anticoncepcionais contendo drospirenona".

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) concluiu em Maio que os contraceptivos orais contendo drospirenona têm um maior risco de TEV e apelou para os rótulos dos medicamentos serem actualizados em conformidade com essa informação.

Respondendo à notícia, a Bayer disse que a sua análise das evidências científicas disponíveis sugerem que o risco de desenvolver um coágulo de sangue com contraceptivos orais contendo drospirenona "é comparável" a outros contraceptivos orais estudados. A companhia acrescentou que "continuará a trabalhar estreitamente com a FDA sobre o assunto".

fonte: http://www.rcmpharma.com/actualidade/medicamentos/fda-reve-seguranca-de-contraceptivos-orais-contendo-drospirenona_234

Nenhum comentário:

Postar um comentário