quinta-feira, 30 de junho de 2011

Paracetamol terá novas indicações de dosagem nos EUA e Reino Unido


Os medicamentos que têm como princípio ativo o paracetamol - analgésicos (para alívio da dor) e antipiréticos (para baixar a febre) - usualmente dados às crianças, vão ter novas instruções de dosagem nos EUA e no Reino Unido.

Em ambos os países, as autoridades oficiais que controlam as questões relacionadas com os medicamentos (a FDA, nos EUA, e a MHRA, no Reino Unido) anunciaram que, até ao final do ano, estes medicamentos serão acompanhados de novas bulas, com indicações mais precisas relativamente à dosagem.

A medida foi tomada na sequência da publicação recente de um estudo que alertava para o fato de muitas crianças tomarem doses erradas de paracetamol. Já não foi a primeira vez que a comunidade científica alerta os profissionais de saúde para este risco.

O paracetamol é uma substância normalmente bem tolerada, mas as doses recomendadas para o peso e idade devem ser respeitadas, pois a sobredosagem pode levar a intoxicações hepáticas graves.

As mudanças na posologia prendem-se, sobretudo, com maior precisão da adequação da dose à idade, ou seja, passará a haver intervalos menores de idades com indicação da dose certa para essa fase, em vez de intervalos grandes, dos 6 aos 12, por exemplo, com indicação de uma dose que pode variar entre os 5 e os 10ml. A apresentação em xarope, normalmente usada em crianças, facilita a dosagem correta.

Fonte: Febrafar

site: http://migre.me/q.php?url=http%3A%2F%2Fwww.crf-rj.org.br%2Fcrf%2Fnoticia%2F2011%2F6%2Fparacetamol_ter%25C3%25A1_novas_indica%25C3%25A7%25C3%25B5es_de_dosagem_nos_eua_e_reino_unido.htm&chv=a0585936d27d0ce944e35bf94fb08a24&id_url=58YyT

Nenhum comentário:

Postar um comentário