quarta-feira, 29 de junho de 2011

Efeito secundário de medicamentos comuns eleva risco de morte em idosos


29/06/2011 - 14:03
O efeito secundário causado por muitos medicamentos comuns parecem aumentar os riscos de comprometimento cognitivo e morte em pessoas mais velhas. A afirmação é de investigadores da Universidade de East Anglia, no Reino Unido. Os resultados mostram que a cada grau mais grave de 'actividade anticolinérgica' – efeito secundário que bloqueia um neurotransmissor chave chamado acetilcolina – o risco de morte aumentou em 26%, avança o portal ISaúde.

São vários os medicamentos com algum grau de efeito anticolinérgico tomados por pessoas mais velhas. Os grupos com maior impacto são: anti-depressivos (Amitriptilina, Imipramina e Clomipramina); tranquilizantes (Clorpromazina e Trifluoperazina); medicação para a bexiga (Oxibutinina) e problemas cardíacos (Atenolol, Furosemida e Nifedipina); anti-histamínicos (Clorfenamina), analgésicos (Codeína e Dextropropoxifeno), tratamento de asma (Beclometasone) e epilepsia (Carbamazepina) e colírios para glaucoma (Timolol).

O estudo foi lançado como parte do esforço para encontrar formas de reduzir factores de risco para a demência que afecta 820 mil pessoas no Reino Unido. Mais de 13 mil britânicos a partir dos 65 anos foram incluídos no estudo de dois anos. Cerca de metade usava um medicamento com propriedades anticolinérgicas.

No estudo, cada medicamento tomado pelos participantes recebeu um ranking baseado na força da actividade anticolinérgica, AntiCholinergic Burden (ACB) - 0 para nenhum efeito; 1 para efeito leve; 2 para efeito moderado e 3 para efeito grave.

As principais conclusões foram: 20% dos participantes que tomaram os fármacos com um ACB total de 4 ou mais morreram até o final do estudo de dois anos, em comparação com apenas 7% das pessoas que não tomavam drogas anticolinérgicas. Para cada ponto adicional de ACB, a probabilidade de morrer aumentou em 26%.

Além disso, num teste de função cognitiva, os participantes que tomaram as drogas com um ACB combinado de 5 ou mais tiveram desempenho quase 5% mais baixo do que aqueles que não tomavam medicamentos anticolinérgicos.

Os riscos demonstraram ser cumulativos, com base no número de medicamentos tomados e na força do efeito anticolinérgico de cada droga.

Os pacientes mais velhos, de classe social mais baixa e com maior número de problemas de saúde tenderam a tomar mais medicamentos anticolinérgicos.

"Este estudo é o primeiro em grande escala sobre o impacto a longo prazo de medicamentos que bloqueiam a acetilcolina em seres humanos, e os nossos resultados mostram um efeito potencialmente grave sobre a mortalidade. Os médicos devem realizar revisões regulares da medicação tomada pelos pacientes mais velhos e sempre que possível evitar a prescrição de múltiplas drogas com efeitos anticolinérgicos" , afirmou o líder do estudo, Chris Fox.

Os investigadores afirmam que mais pesquisas devem ser realizadas para compreender as possíveis razões para esta ligação e, em particular, se e como os medicamentos anticolinérgicos podem causar o aumento da mortalidade.

fonte: http://www.rcmpharma.com/actualidade/medicamentos/29-06-11/efeito-secundario-de-medicamentos-comuns-eleva-risco-de-morte-em-i

Nenhum comentário:

Postar um comentário