quarta-feira, 9 de abril de 2014

Cargo de confiança no regime horista

Funcionários com cargo administrativos e/ou de confiança precisam ser mensalistas, temos na empresa vários horista, com proceder?

A empresa poderá adotar o regime horista ou mensalista, embora não tenha nada expresso em legislação salvo regra especificada em Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho, contudo muitas empresas principalmente do segmento industrial, consideram o regime mensalista para área de administração e o regime horista para área de produção.

O mensalista recebe uma quantia determinada em contraprestação a um mês de serviços prestado, independentemente do número de dias constantes no mês em questão. No valor remunerado já está incluído o RSR, não necessitando que seja este discriminado à parte no recibo de salário

O empregado horista para cada hora trabalhada receberá uma quantia determinada. Nesse tipo de contratação, o RSR também não se encontra incluído no salário ajustado, devendo necessariamente ser calculado e discriminado em separado. Para a apuração de seu salário mensal, deve-se multiplicar o valor do salário-hora pelo número de horas trabalhadas no mês em questão, somando-se o resultado encontrado com o valor apurado referente aos RSR.

Nesse sentido empresas de médio e grande porte adotam o regime mensalista para as duas áreas (administração e produção).

FUNDAMENTO: CLT, artigo 29 e seguintes.


FONTE: Consultoria CENOFISCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário