quarta-feira, 2 de abril de 2014

Transporte inadequado de medicamentos pode levar à morte

Manter a temperatura dos medicamentos biológicos é fundamental para manter a integridade do produto e evitar riscos à saúde
 
No dia Mundial da Saúde (07/04) a Polar Técnica, empresa fabricante de elementos refrigerantes para produtos que requerem temperatura controlada, ressalta a importância do transporte e armazenamento adequado dos medicamentos para a integridade física do paciente. Principalmente quando se refere aos medicamentos biológicos, uma vez que são produzidos a partir de células vivas e que em sua maioria devem ser mantidos entre 2º e 8º C impreterivelmente, para que não haja riscos ao paciente usuário e nem ao medicamento.
 
“Por isso a qualificação térmica de embalagens e equipamentos é tão importante. Quando as características de temperatura não são levadas em consideração durante o transporte de uma vacina, por exemplo, corre-se o risco do frasco congelar aumentando a probabilidade de ocorrer trincas no vidro. Consequentemente, perde-se a esterilidade do produto, permitindo a entrada de microorganismos, como bactérias. O grande problema é que a injeção desse material contaminado no organismo pode causar septicemia e até a morte do paciente”, explica Liana Montemor, farmacêutica e gerente do laboratório de ensaios térmicos da Polar Técnica.
 
O mesmo pode ocorrer com medicamentos à base de proteínas. A alta temperatura inativa a função da proteína fazendo com que o medicamento perca o efeito. Ou ainda, em casos mais graves, pode desenvolver uma terceira substância tóxica que não estava prevista na composição.
 
Atualmente, os medicamentos correspondem a 20% de tudo o que é transportado no País e devem atingir a marca de 25% até 2015. A previsão do setor sobre a movimentação das vendas globais para 2016 é de US$ 900 bi, sendo que 21%, ou US$ 130 bi, referem-se aos medicamentos biológicos. No entanto, apesar dos esforços e investimentos do Governo Federal com a criação do Cenadi (Central Nacional de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos) e nos programas de imunização, por exemplo, ainda é necessário que haja a regulamentação dos processos de qualificação térmica estabelecendo parâmetros reais de pesquisa para a indústria.
 
“A extensão territorial do Brasil, as condições das estradas e da malha aérea, o acesso aos locais remotos e o fato de sermos um país tropical sem estação do ano definida são desafios suficientes para o alinhamento perfeito da cadeia em todos os pontos de distribuição. Nesse sentido, o investimento em pesquisa e na embalagem correta é o que garante que o medicamento vai chegar com integridade ao consumidor final”, finaliza Liana.
 
Sobre a Polar Técnica
 
Líder no mercado, a Polar Técnica é uma empresa fabricante de produtos refrigerantes e serviços destinados à qualificação de embalagens térmicas para produtos com temperatura controlada. Com 12 anos de experiência, é pioneira em desenvolvimento de estudos sobre o tema no Brasil e referência em pesquisa e desenvolvimento de soluções inteligentes em Cold Chain. Em 2013, esteve pelo segundo ano seguido entre as três melhores empresas na categoria Material de Embalagem no prêmio de Qualidade Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo).
 
Fonte: Segs

Nenhum comentário:

Postar um comentário