segunda-feira, 14 de abril de 2014

Europa - EMA inicia revisão da segurança dos medicamentos que contêm testosterona

14/04/2014 - 11:34

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) iniciou a revisão da segurança dos medicamentos que contêm testosterona, que são principalmente usados em homens que não produzem testosterona suficiente (hipogonadismo), alerta o Infarmed.

A revisão foi desencadeada pela agência do medicamento da Estónia devido aos efeitos indesejáveis cardíacos. Esta medida decorre dos resultados de um estudo que sugere que a utilização de testosterona aumenta o risco de enfarte do miocárdio em homens com idade superior a 65 anos, bem como em homens mais jovens com doença cardíaca pré-existente.

Este estudo confirma o resultado de estudos anteriores, incluindo o Veterans Health Care Study, que sugere que os homens com doença cardíaca pré-existente em tratamento com testosterona têm um risco aumentado de problemas cardíacos em comparação com os homens não tratados com este medicamento.

Enquanto esta revisão decorre, os doentes não devem deixar de utilizar os medicamentos contendo testosterona e, em caso de dúvida, devem falar com o seu médico ou farmacêutico.

A EMA e o Infarmed continuarão a acompanhar e a divulgar toda a informação disponível sobre este assunto.

Fonte: Infarmed
Divulgação: RCM pharma

Nenhum comentário:

Postar um comentário