segunda-feira, 14 de abril de 2014

Enquanto isso, no Brasil...

"Em Países onde há mais cola na escola, há mais desonestidade na vida adulta, e aqueles que mais colam são também os mesmos que, quando adultos, mais mentem para seus clientes, exageram despesas para seus empregadores e trapaceiam suas seguradoras."

Enquanto isso, no Brasil...

O efeito mais nefasto da falta de ética de nossas escolas é que seus profissionais transferem para os alunos e suas famílias razão do insucesso da própria escola. Pesquisa da UNESCO com 17.000 estudantes e 1.300 professores mostra que os "mestres" culpam o aluno (39%) e seus pais (24%) quando ele reprete o ano. Só 1,9% dos professores culpa a si mesmos (referências completas em twitter.com/gioschpe). E, o que é pior, os alunos introjetam esse fracasso. Em pesquisa com cinco escolas públicas, 90% dos matriculados, na 4ª série (gente de 10 anos!) diziam que se algum dia repetissem o ano a responsabilidade seria sua (!). Eis o cúmulo da atrocidade: não só nossos profissionais da educação vitimizam seus alunos, mas ainda conseguem as vítimas em algozes. Nossas escolas, que deveriam incutir o apreço pela conduta reta, viraram instâncias preparatórias para o mar de sem-vergonhice que assola nosso país.

A manifestação mais clara dessa desagregação moral e cívica é a cola, o hábito de falsear quanto se aprendeu. Se você buscar os termos "cola escola" no Google, não encontrará iracundas manifestações de repúdio a essa praga. Pelo contrário. O primeiro resultado é um site chamado Cola da web, que fornece, entre outras "dicas", uma batelada de resumos dos livros mais pedidos em escolas, bem como uma seção de trabalhos escolares de assuntos populares, ambos em formato pronto para que o aluno copie e cole. O segundo resultado do Google é um grupo do facebook chamado Quem Não Cola Não Sai da Escola. É desnecessário elaborar.

A cola é fenômeno entranhado nas instituições de ensino brasileiras. Há suporte na literatura para os que, como este escriba, só acreditam em dados: pesquisa de 2006 de acadêmicos portugueses com 7.000 estudantes em 21 países mostrou que um aluno brasileiro tem 83% de probabilidade de já ter colado e 100% de probabilidade de ter testemunhado cola. Na Nova Zelândia a possibilidade de um aluno já ter colado é de 21%, porcentual que coloca o país como o terceiro menos suscetível à cola no mundo. No mesmo ranking o Brasil aparece como o quinto mais exposto à fraude escolar.

Aqui a cola é socialmente aceita. Só se pode colar tanto quando alguém faz vista grossa. Esse alguém é o professor. Quem quer que já tenha olhado, de pé, uma turma de alunos sentados, em silêncio, fazendo uma prova, sabe que é praticamente impossível não notar a cola acontecendo. Na minha vida de aluno, vi esse fingimento acontecer dezenas, se não centenas de vezes. No pior dos casos, o professor tossia, acercava-se do aluno ou até lhe chamava a atenção verbalmente. Mas não punia. Nunca vi um aluno levar nota zero, ser suspenso ou expulso da escola por colar. No Brasil a cola compensa.

Essa leniência tem pelo menos duas consequências. A primeira é que ela deslegitima todo o discurso da escola sobre "formar cidadãos críticos e conscientes", sobre ser o lugar onde as crianças aprendem "valores". Ora, se o discurso é diferente da prática - se aqueles que praguejam contra as altas autoridades da nação agem como eles, tolerando a pequena corrupção em troca de uma suposta harmonia no convívio - , então é óbvio que toda a peroração será vista como hipocrisia e descartada. Crianças e jovens têm faro aguçado para demagogos. A segunda é o famoso "pau que nasce torto nunca se endireita": a escola injusta e antiética é a incubadora da sociedade injusta e antiética. A escola, pelo poder que tem e pelo tempo que fica com os alunos em fase de formação, precisa ser um fator dissuasivo. Em vez disso, ao tolerar a cola, ela apenas coloca mais lenha na fogueira da iniquidade. Em países onde há mais cola na escola, há mais desonestidade na vida adulta, e aqueles que mais colam são também os mesmos que, quando adultos, mais mentem para seus clientes, exageram despesas para seus empregadores e trapaceiam suas seguradoras. Dificilmente chegaremos ao patamar neozelandês de honestidade enquanto tivermos escolas que são verdadeiros teatros, em que nossas crianças crescem acreditando que trabalho duro, dedicação e seriedade são coisa de otário.

Gustavo Ioschpe
Veja - Edição de 2 de abril de 2004 - página 80.


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