sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Medicamentos são maior causa de intoxicação


Entre as mais de 28 mil chamadas recebidas no Centro de Informação Antivenenos (CIAV) do INEM, em 2010, 15 mil tiveram como motivo uma intoxicação por medicamentos. Uma das razões para este tipo de intoxicação "prende-se com os enganos que ocorrem na toma dos medicamentos, como a troca dos horários ou a duplicação da dose terapêutica", explica o instituto.

A intoxicação por medicamentos foi a maior razão das 28 mil chamadas recebidas pelo CIAV. No segundo lugar da lista vêm os produtos domésticos e em terceiro os pesticidas. 11 mil 928 das pessoas intoxicadas identificadas pelas chamadas foram pessoas adultas, 9 mil 250 foram crianças e 802 animais.

Em comunicado, o INEM informa que recebeu, em média, 77 chamadas por dia. O maior volume de chamadas aconteceu entre as 18 e as 00 horas, altura em que as pessoas e principalmente as crianças se encontram nas suas casas e têm um acesso mais facilitado a todo o tipo de produtos tóxicos, desde detergentes a produtos de beleza ou medicamentos. Pela mesma razão se explica que o CIAV tenha sido mais consultado durante os meses do Verão.
 
A maioria das chamadas recebidas no CIAV "foram efectuadas por profissionais de saúde, a partir de Centros de Saúde e Hospitais ou encaminhadas pela Linha de Saúde 24, que contam com o apoio do CIAV na prestação de informações sobre intoxicações agudas ou crónicas, sobre o diagnóstico, quadro clínico, terapêutica e prognóstico da exposição a tóxicos".

Este centro médico do INEM especializado em toxicologia presta as informações e o aconselhamento necessários para uma abordagem correcta e eficaz em situações de intoxicação, tanto em humanos como em animais. O CIAV está disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano, através do número 808 250 143.
 
fonte: http://tvnet.sapo.pt/noticias/detalhes.php?id=65645

Nenhum comentário:

Postar um comentário