A intoxicação por medicamentos foi a maior razão das 28 mil chamadas recebidas pelo CIAV. No segundo lugar da lista vêm os produtos domésticos e em terceiro os pesticidas. 11 mil 928 das pessoas intoxicadas identificadas pelas chamadas foram pessoas adultas, 9 mil 250 foram crianças e 802 animais.
Em comunicado, o INEM informa que recebeu, em média, 77 chamadas por dia. O maior volume de chamadas aconteceu entre as 18 e as 00 horas, altura em que as pessoas e principalmente as crianças se encontram nas suas casas e têm um acesso mais facilitado a todo o tipo de produtos tóxicos, desde detergentes a produtos de beleza ou medicamentos. Pela mesma razão se explica que o CIAV tenha sido mais consultado durante os meses do Verão.
A maioria das chamadas recebidas no CIAV "foram efectuadas por profissionais de saúde, a partir de Centros de Saúde e Hospitais ou encaminhadas pela Linha de Saúde 24, que contam com o apoio do CIAV na prestação de informações sobre intoxicações agudas ou crónicas, sobre o diagnóstico, quadro clínico, terapêutica e prognóstico da exposição a tóxicos".
Este centro médico do INEM especializado em toxicologia presta as informações e o aconselhamento necessários para uma abordagem correcta e eficaz em situações de intoxicação, tanto em humanos como em animais. O CIAV está disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano, através do número 808 250 143.
fonte: http://tvnet.sapo.pt/noticias/detalhes.php?id=65645
Nenhum comentário:
Postar um comentário