segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Os benefícios da circuncisão

hpvOperação contra doenças sexuais não dá total segurança
Procedimento reduz o risco de contrair HIV e HPV, além de facilitar a limpeza do pênis e evitar inflamações.


Para os judeus, a circuncisão é um ato religioso que representa a aliança com Deus. Para os médicos, é um procedimento cirúrgico e se chama postectomia.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a operação pode se tornar um recurso valioso contra o HIV, vírus causador da aids, em países com alta incidência da doença. A entidade até promoveu a cirurgia em algumas nações africanas, apesar de não haver total garantia contra infecções. Afinal, um homem adulto deve se submeter ao método para evitar doenças?

A resposta ainda não é unanimidade entre os médicos, embora muitos benefícios tenham sido comprovados por pesquisas internacionais.

“O problema é que o pós-operatório é dolorido. O sujeito vai xingar toda vez que tiver uma ereção”, brinca o urologista João Hipólito Pous, secretário-geral da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

O melhor é fazer a circuncisão (ou postectomia) quando criança. “O ideal é a partir dos dois anos porque antes há mais risco de complicações”, alerta Marco Antonio Arap, urologista do Hospital Sírio-Libanês. Uma delas tem nome complicado: estenose do meato natal. Trata-se da oclusão parcial da uretra. “A glande do bebê fica exposta e em constante contato com a frauda, por isso acaba fechando”, detalha o médico. Em alguns casos, é preciso fazer outra operação para corrigir o problema. Na vida adulta, apesar do pós-operatório doloroso, o procedimento já é indicado para casos de fimose.

“Existem quatro graus da doença, sendo que nos dois primeiros o homem não consegue ter relações sexuais”, afirma Pous. Nos graus três e quatro, o problema está no excesso de pele, que pode atrapalhar a relação, mas não chega a impedir o ato.

Câncer de pênis

O tumor peniano atinge 2% dos homens no País. Parece pouco, mas as consequências são graves. No Hospital das Clínicas de São Paulo, cerca de 80% dos pacientes com a doença precisam ter o membro amputado. E a grande maioria dos casos poderia ser evitada com melhor higiene do órgão, processo facilitado em homens circuncidados.

“O benefício da operação é maior quando ela é realizada na infância, pois o câncer de pênis acontece por um processo cumulativo, uma agressão crônica ao órgão. É resultado de má higiene ao longo dos anos”, alerta Arap.

Apesar disso, o procedimento traz benefícios na vida adulta quando o homem sofre de repetidas infecções. Existe um sulco abaixo da glande, o sulco balanoprepucial, que pode inflamar por consequência de infestações por bactérias ou fungos. Isso é mais frequente quando a anatomia masculina apresenta o sulco acentuado, fato que dificulta sua limpeza. “Se o homem for operado, a limpeza fica mais fácil”, afirma Pous.

HIV e HPV

Estudos internacionais indicam que a circuncisão reduz em 60% o risco de infecção pelo HIV, vírus causador da AIDS. “O vírus penetra no corpo pela mucosa do pênis. Portanto, quanto menor a mucosa, menor o risco”, esclarece o urologista do Hospital Sírio-Libanês.

A mesma explicação vale para o HPV (papilomavírus humano), doença que também pode provocar amputações no homem e infertilidade ou câncer na mulher. Um estudo recente mostra que mulheres e namoradas de homens circuncidados têm um risco 28% menor de serem infectadas pelo vírus, se comparadas às companheiras de homens não operados. O trabalho realizado pela Universidade Johns Hopkins (EUA) foi publicado na revista científica Lancet.

“Estima-se que 30% das pessoas têm HPV, sendo que muitas delas não sabem desta condição”, alerta Arap. Como é indolor, o vírus pode se instalar e se alastrar despercebido pelo homem. Mas a circuncisão seria uma alternativa para reduzir este risco. Ainda não é possível quantificar o quanto reduziria o risco de transmissão porque foram feitos poucos estudos sobre o assunto, mas a proteção realmente existe.

Mesmo com a proteção comprovada contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), Arap enfatiza que não é uma proteção completa. Até a OMS, em suas campanhas em países africanos, ressalta que a proteção mais eficiente é o preservativo. No Brasil, o Ministério da Saúde lançou uma campanha no final do ano passado para incentivar o uso da camisinha entre jovens de 15 a 24 anos, visto que 40% deste grupo não usa o preservativo em todas as relações.

Os estudos internacionais apontam a eficácia parcial da circuncisão em relações heterossexuais, sendo que o mesmo não pode ser comprovado entre gays ou coito anal, por causar mais atrito e gerar mais fissuras.

Operação

O procedimento para realizar uma postectomia é simples. Em crianças é preciso dar anestesia geral, mas em adultos basta uma sedação combinada com anestesia local. “Dá para internar de manhã e receber alta no início da tarde”, afirma Pous.

A dor mais intensa dura cerca de uma semana e pode ser aliviada com medicamentos. É preciso esperar 15 dias para voltar a praticar exercícios intensos e esportes, e 30 dias para voltar a fazer sexo.

fonte: http://www.oriobranco.net/noticias/11245-os-beneficios-da-circuncisao.html

2 comentários:

  1. Como me tornei uma mulher feliz novamente
    Com lágrimas de alegria e felicidade, estou prestando meu testemunho a todos os telespectadores on-line, meu problema com o estágio IB de Câncer de Estômago causou-me muitas dores e tristezas, especialmente em minha família.
    Eu estava com tanto medo de perder a vida, sofri o constrangimento de visitar
    terapia centenas de vezes, infelizmente eles não encontraram uma solução definitiva para o meu problema, chorei o dia todo e a noite, tenho que viver minha vida dessa maneira? Eu procurei toda a Internet por cuidados, fui enganado por fraudadores da Internet vezes sem números ... até que um amigo meu que fica no Reino Unido me apresentou a um amigo dela que estava curado da mesma doença, e ela me apresentou ao Dr. Itua, que a curou do câncer de mama por este e-mail / WhatsApp +2348149277967, drituaherbalcenter@gmail.com. Entrei em contato com ele e ele prometeu que tudo ficaria bem e que eu tinha fé. Ele me enviou seus medicamentos à base de plantas através do Courier servcie e fui instruído sobre como tomá-lo por três semanas para curar, segui as instruções que me foram dadas e Hoje sou uma mulher feliz novamente. Ele cura todos os tipos de doenças como - câncer no cérebro, doença trofoblástica gestacional, câncer de cabeça e pescoço, câncer de ovário, linfoma de Hodgkin, herpes, câncer de fígado, câncer de garganta,
    Síndrome Fibrodisplasia Ossificante Progresesclerose, doença de Alzheimer, diarréia crônica, DPOC, Parkinson, Als, carcinoma adrenocortical Mononucleose infecciosa.
    Câncer de intestino, Câncer de tireóide, Câncer de útero, Fibróide, Angiopatia, Ataxia, Artrite, Escoliose lateral amiotrófica, Tumor cerebral, Fibromialgia, Toxicidade por fluoroquinolonaTumor de bexiga Mieloma múltiplo, tumores neuroendócrinos
    Linfoma não Hodgkin, Câncer bucal, Câncer de sinusite, Hepatite A, B / C, Câncer de pele, Sarcoma de tecidos moles, Câncer de coluna, Câncer de estômago, Câncer de estômago, Câncer de vagina, Câncer de vulva,
    Câncer testicular, Doenças de Tach, Leucemia.

    ResponderExcluir
  2. Como me tornei uma mulher feliz novamente
    Com lágrimas de alegria e felicidade, estou prestando meu testemunho a todos os telespectadores on-line, meu problema com o estágio IB de Câncer de Estômago causou-me muitas dores e tristezas, especialmente em minha família.
    Eu estava com tanto medo de perder a vida, sofri o constrangimento de visitar
    terapia centenas de vezes, infelizmente eles não encontraram uma solução definitiva para o meu problema, chorei o dia todo e a noite, tenho que viver minha vida dessa maneira? Eu procurei toda a Internet por cuidados, fui enganado por fraudadores da Internet vezes sem números ... até que um amigo meu que fica no Reino Unido me apresentou a um amigo dela que estava curado da mesma doença, e ela me apresentou ao Dr. Itua, que a curou do câncer de mama por este e-mail / WhatsApp +2348149277967, drituaherbalcenter@gmail.com. Entrei em contato com ele e ele prometeu que tudo ficaria bem e que eu tinha fé. Ele me enviou seus medicamentos à base de plantas através do Courier servcie e fui instruído sobre como tomá-lo por três semanas para curar, segui as instruções que me foram dadas e Hoje sou uma mulher feliz novamente. Ele cura todos os tipos de doenças como - câncer no cérebro, doença trofoblástica gestacional, câncer de cabeça e pescoço, câncer de ovário, linfoma de Hodgkin, herpes, câncer de fígado, câncer de garganta,
    Síndrome Fibrodisplasia Ossificante Progresesclerose, doença de Alzheimer, diarréia crônica, DPOC, Parkinson, Als, carcinoma adrenocortical Mononucleose infecciosa.
    Câncer de intestino, Câncer de tireóide, Câncer de útero, Fibróide, Angiopatia, Ataxia, Artrite, Escoliose lateral amiotrófica, Tumor cerebral, Fibromialgia, Toxicidade por fluoroquinolonaTumor de bexiga Mieloma múltiplo, tumores neuroendócrinos
    Linfoma não Hodgkin, Câncer bucal, Câncer de sinusite, Hepatite A, B / C, Câncer de pele, Sarcoma de tecidos moles, Câncer de coluna, Câncer de estômago, Câncer de estômago, Câncer de vagina, Câncer de vulva,
    Câncer testicular, Doenças de Tach, Leucemia.

    ResponderExcluir