sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Mudanças de estilo de vida podem evitar milhões de casos de cancro


Cerca de um terço dos tipos de cancro mais comuns nos EUA, China e Grã-Bretanha poderiam ser evitados, todos os anos, se as pessoas comessem alimentos mais saudáveis, bebessem menos álcool e exercitassem mais, disseram especialistas na semana passada, citados pela agência Reuters.

As estimativas do Instituto Americano para a Investigação do Cancro (AICR) e do Fundo Mundial para a Investigação do Cancro (WCRF) sugerem que a introdução de mudanças simples no estilo de vida poderia evitar 40% dos casos de cancro da mama na Grã-Bretanha e nos EUA, assim como dezenas de milhares de casos de cancro do cólon, estômago e próstata.

"É lamentável que, em 2011, as pessoas estejam a morrer desnecessariamente de cancros que poderiam ser prevenidos através de um peso saudável, boa alimentação, actividade física e outros factores de estilo de vida", disse Martin Wiseman, conselheiro médico e científico do WCRF.

Na China, 27% dos casos são evitáveis, segundo o WCRF, bem como cerca de 35% nos EUA, e 37% na Grã-Bretanha. E um estilo de vida mais saudável pode prevenir 61 mil casos de cancro no Brasil e 79 mil na Grã-Bretanha.

Exercício físico

A Organização Mundial de Saúde (OMS) defende que o exercício físico regular pode prevenir muitas doenças, tais como o cancro, doenças cardíacas e diabetes.

Segundo a OMS, os baixos níveis de actividade física são a principal causa de 21 a 25% dos casos de cancro da mama e do cólon, 27% dos casos de diabetes e 30% dos casos de doenças cardíacas no mundo inteiro.

A organização aconselha que os adultos façam, pelo menos, 150 minutos de exercício moderado por semana, através de caminhadas de 30 minutos, cinco vezes por semana, ou utilizando bicicleta na ida para o trabalho, todos os dias.

Tabaco

Pedro Baldini, director da Fundação Mundial do Pulmão, apelou a todos os governos que introduzissem leis anti-fumo e que elevassem o preço dos cigarros.

O tabaco mata milhões de fumadores, todos os anos, e os casos de cancro do pulmão relacionados com o tabaco também vitimam centenas de milhares de pessoas que não fumam, mas que são expostas ao fumo de forma passiva.

O cancro é uma das principais causas de morte no mundo e a sua incidência está a aumentar. Anualmente, cerca de 12,7 milhões de pessoas descobrem que têm a doença e 7,6 milhões de pessoas morrem de alguma forma de cancro.

Segundo o AICR, o cancro será responsável pela morte de 13,2 milhões de pessoas por ano até 2030, quase o dobro do número registado em 2008 – e a vasta maioria das mortes será nos países pobres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário