terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

PF faz megaoperação contra tráfico de remédios para emagrecimento em MG e ES

Divulgação Polícia Federal
SÃO PAULO - Cinco pessoas já foram presas em Minas Gerais e no Espírito Santo nesta terça-feira, em uma operação destinada a combater o comércio ilegal de anfetaminas, usadas para emagrecer. Outros dois procurados continuam foragidos.

Segundo o delegado Marcelo Xavier, da PF de Governador Valadares, que participa da operação foram realizadas apreensões e flagrantes em sete farmácias dos dois estados, em conjunto com a Anvisa.
Além de sete mandados de prisão, a operação, batizada de 'Efeito Colateral', cumpre ainda 15 de busca e apreensão nos dois estados. Os acusados são procurados nas cidades mineiras de Resplendor, Conselheiro Pena e Cuparaque. No Espírito Santo, os acusados estão nas cidades de Nova Venécia, Ecoporanga, Barra de São Francisco e Baixo Gandu.

Segundo a PF, a operação foi iniciada em outubro passado e o alvo são farmácias de manipulação dos dois estados.

As investigações começaram a partir do intercâmbio de informações entre a Polícia Federal Brasileira e o DEA (Drug Enforcement Administration), a agência de drogas americana. Os empresários utilizavam-se de brasileiros residentes em diversas cidades americanas para remeterem, especialmente via correios, medicamentos como femproporex, amfepramona e fluoxetina.

Durante a investigação foram apreendidas 605 fórmulas de medicamentos, o que resulta em aproximadamente 43 quilos de produtos. Dez pessoas foram presas no Brasil e nos Estados Unidos.
Em Minas Gerais, orientados pela polícia, os Correios passaram a verificar as encomendas internacionais. Os remetentes, a fim de dificultar a identificação das drogas, utilizavam-se de papel carbono, balas e bombons.
Divulgação Polícia Federal
As anfetaminas são drogas sintéticas usadas no Brasil para obter melhores resultados nos tratamentos de emagrecimento, como moderadores de apetite. Há regulamentos da Anvisa que permitem o uso destes medicamentos, desde que receitados por médicos e dentro de dosagens estabelecidas. Desta maneira, a venda destes produtos depende de receita médica que deve ser retida pela farmácia.

Leia também: Anvisa quer banir uso da sibutramina Segundo a PF, tem ocorrido um abuso do uso destes medicamentos, que muitas vezes são ingeridos sem acompanhamento por profissionais da saúde ou com receitas médicas falsificadas.

A PF lembra que as anfetaminas anorexígenas estimulam a atividade mental. Com isto, há uma alteração nas funções de raciocínio, emoções, visão e audição, comumente associada a grande euforia. Além de perder o apetite, a utilização destes medicamentos traz como conseqüências insônia, irritabilidade, calafrios e, em alguns casos, convulsões e delírios.

Quando os efeitos destes medicamentos passam, é comum as pessoas entrarem em depressão. Por causa disso, os usuários ingerirem juntamente com o anorexígeno um antidepressivo.

Porém, lembra a PF, os usuários voltam a ganhar peso quando interrompem o uso destes medicamentos. "Ao contrário do que muitos pensam, o uso reiterado destes medicamentos causa dependência. Isto leva o usuário a necessitar de dosagens maiores para obter os mesmos efeitos. No curso das investigações, perícias demonstraram que em algumas pílulas havia uma concentração até 10 vezes maior que a legalmente permitida no Brasil", diz a PF.

Os detidos serão indiciados por tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, com penas que variam de 5 a 15 anos, podendo ter acréscimo em virtude da transnacionalidade do delito. Eles ficarão recolhidos em Governador Valadares, à disposição da Justiça Federal.

fonte: http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2011/02/22/pf-faz-megaoperacao-contra-trafico-de-remedios-para-emagrecimento-em-minas-gerais-espirito-santo-923856959.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário